Governo do Pará fortalece hospitalidade e consolida legado da COP30 em parceria com plataformas de hospedagem como o Airbnb
Com articulação da Setur, preços das diárias já caíram 22%, enquanto rede de acomodações cresce e anfitriões são qualificados para a conferência

A 76 dias da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, o Governo do Pará deu mais um passo para consolidar a hospitalidade como um dos legados do evento. Em parceria com a plataforma de aluguel por temporada Airbnb, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promoveu nesta terça-feira (26) o “Airbnb Day”, evento que reuniu anfitriões, autoridades e especialistas para debater o papel da economia local e da hospitalidade responsável na preparação do estado para receber os visitantes da conferência.
O evento apresentou resultados já alcançados pela estratégia conduzida pelo Estado. Entre os destaques, a redução de 22% no preço médio das diárias em imóveis cadastrados no Airbnb nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba entre fevereiro e agosto deste ano. Além da queda nos valores, houve avanço na qualificação da oferta: o número de anúncios classificados como “Preferidos dos Hóspedes” – selo concedido às melhores acomodações com base em avaliações e confiabilidade – aumentou quase 70%, e o de Superhosts – anfitriões mais bem avaliados da plataforma – cresceu cerca de 50%.

O Airbnb também registrou aumento no número de anúncios ativos em Belém, que passou de cerca de mil, em 2023, para mais de 8.800. Houve ainda crescimento de 115% nas buscas domésticas por destinos no Pará. Belém, Salinas e Santarém aparecem entre os mais procurados, e Salvaterra foi incluída na lista dos dez municípios costeiros mais hospitaleiros do Brasil.
O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, destacou que os resultados apresentados são fruto da articulação do Governo do Estado com diferentes plataformas de aluguel por temporada. Como parte dessa agenda, já foram realizados cinco eventos presenciais e dois webinários voltados à orientação de anfitriões sobre preços adequados, qualidade no atendimento e alinhamento às diretrizes da COP30. “O Airbnb tem sido um parceiro importante dentro dessa construção coletiva, trocando experiências, difundindo boas práticas e colaborando para o desenvolvimento do turismo local”, afirmou.
Segundo ele, os números confirmam que o Pará está no caminho certo. “Ampliamos a capacidade de hospedagem, reduzimos o valor médio das diárias e movimentamos a economia. Esse trabalho conjunto com as plataformas de aluguel por temporada demonstra que o Estado está preparado para a COP30."
Preparação e legado - A diretora-geral do Airbnb na América do Sul, Fiamma Zarife, reforçou o papel estratégico do Pará na preparação para a COP30. “O Governo do Estado tem sido exemplar ao conduzir um processo colaborativo com os anfitriões locais. Nosso papel é somar a esse esforço, incentivando práticas responsáveis e acolhedoras. A COP30 é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a receptividade paraense e deixar um legado duradouro”, disse.
A anfitriã Aline Marion, líder da Comunidade Airbnb em Belém, destacou que a parceria com o estado foi determinante para o fortalecimento do setor. “Ser anfitriã em Belém é mostrar nossa cultura e nosso jeito de receber. Os cursos e orientações oferecidos nos ajudaram a transformar essa vocação em oportunidade real de renda e de conexão com visitantes do mundo todo”, afirmou.

Turismo com identidade: rota “Isso é Pará” fortalece experiências locais
A valorização do turismo regional também integra a estratégia do Governo do Estado na preparação para a COP30. Em parceria com a Setur, o Airbnb lançou, em setembro de 2024, a rota “Isso é Pará”, dentro do projeto Rotas Airbnb. A iniciativa reúne roteiros que destacam a diversidade cultural, ambiental e gastronômica do estado, conectando turistas à autenticidade da Amazônia.
O primeiro roteiro, “Belém – uma capital como você nunca viu”, convida visitantes a explorar a cidade por meio de pontos turísticos emblemáticos, como o Mercado do Ver-o-Peso, o Mangal das Garças, o Parque do Utinga e a Estação das Docas, além de vivenciar experiências com as tradições locais, como o sabor do jambu, os ritmos do carimbó e a fé no Círio de Nazaré.

Outros roteiros contemplam a região do Salgado, com destaque para as praias de Salinópolis e Bragança; o oeste do Pará, que valoriza o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, a orla de Santarém e a vila de Alter do Chão – considerada uma das mais belas praias fluviais do mundo; e a Ilha do Marajó, marcada por seus encantos naturais, culinária singular e manifestações culturais únicas.