Semas destaca papel do produtor em soluções sustentáveis durante evento em São Paulo
O titular da Semas reforçou a importância de colocar o produtor rural no centro das soluções para uma economia mais sustentável

O secretário de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, participou na quarta-feira (20) do ATERRA - Imaflora 30 anos, realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no Sesc Santo Amaro, em São Paulo. O encontro reuniu especialistas, produtores rurais, comunidades tradicionais, pesquisadores, empresários e gestores públicos para discutir caminhos que conciliem desenvolvimento econômico e conservação ambiental. Durante sua participação, o secretário reforçou a importância de colocar o produtor rural no centro das soluções para uma economia mais sustentável.
“Eu acredito muito na solução orientada pela demanda. O produtor tem que estar no centro da construção da solução, e a solução passa por ele. Então, a gente precisa dessa coalizão, e o Imaflora tem sido um ator fantástico nesse processo, a indústria tem ajudado, e se tem um capital que é gratuito, é o capital de mobilização e de engajamento, e a gente conta com vocês para que a gente consiga mobilizar mais e mais e mais”, afirmou Raul Protázio Romão.
Entre as iniciativas lideradas pelo Governo do Pará para engajar produtores, o Programa Pecuária Sustentável se destaca como uma estratégia pioneira de incentivo a práticas de baixa emissão e de valorização de cadeias produtivas responsáveis. O programa oferece assistência técnica, promove rastreabilidade e estimula o cumprimento de critérios socioambientais, garantindo que a carne produzida no Estado esteja alinhada às exigências do mercado internacional e às metas de redução de desmatamento.
O programa vem transformando a pecuária paraense em um exemplo de como é possível conciliar produtividade e conservação. Além de ampliar a regularização ambiental, o projeto também fortalece a economia local, ao abrir novos mercados e estimular a adoção de tecnologias sustentáveis que aumentam a eficiência da atividade sem expandir a área de pastagem.

Sobre o evento - O ATERRA marcou as comemorações dos 30 anos do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), organização da sociedade civil referência em ações de sustentabilidade, certificação florestal e agropecuária responsável. O evento contou com mesas-redondas, talks, exposições e shows, promovendo a troca de experiências entre diferentes setores da sociedade sobre temas como transição climática, agro sustentável e bioeconomia da sociobiodiversidade.
Para o secretário, espaços como o ATERRA reforçam o papel de Estados amazônicos, como o Pará, na construção de soluções concretas contra a crise climática e em favor de novos modelos de desenvolvimento que valorizem produtores e comunidades locais.