Uso de chromebooks amplia acesso ao conhecimento nas escolas estaduais
Novo tipo de computador concebido para ajudar a executar tarefas de forma rápida e fácil, promove inclusão digital e ajuda a dinamizar as aulas

Mais do que ferramentas de apoio em sala de aula, os chromebooks, do programa “Conecta Educação”, notebooks intuitivos e fáceis de usar, estão se tornando grandes aliados no processo de ensino e aprendizagem na rede pública estadual do Pará. Distribuídos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os equipamentos já estão nas mãos de professores e estudantes, contribuindo diretamente para dinamizar as aulas, tornar os conteúdos mais acessíveis e facilitar o trabalho dos profissionais da educação.

Um exemplo claro dessa integração foi a atividade realizada na Escola Estadual Dr. Aníbal Duarte, em Belém, com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta uniu Arte e Tecnologia, para incentivar o senso crítico dos estudantes e ampliar sua capacidade de leitura de mundo, competências essenciais para a análise e interpretação de textos. A aula teve como foco o fortalecimento de estratégias diretamente relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“Busco integrar a Arte com outras disciplinas, como Português e Matemática, para fortalecer habilidades exigidas nas avaliações nacionais. Um exemplo é o trabalho com o tema do expressionismo, que estimula nos alunos o senso crítico e a reflexão sobre si mesmos e o mundo ao redor. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento da interpretação de texto, da produção textual e da autonomia na pesquisa. A arte tem um papel essencial nesse processo, ampliando a visão do aluno e preparando-o de forma mais completa. Além disso, o uso dos chromebooks aumentou significativamente o engajamento dos estudantes, melhorando a dinâmica das aulas”, afirma Renan Delmont, professor de Artes.
Inclusão digital - A chegada dos equipamentos foi aguardada com ansiedade pelos estudantes da unidade Dr. Aníbal Duarte, e proporcionou uma melhora nas condições de estudo. “As aulas ficaram mais legais, acessíveis para gente", disse o estudante Antônio Vitor.
"Agora dá para pesquisar as coisas com mais facilidade. Antes, a gente tinha que usar o livro da disciplina, demorava, e às vezes nem dava tempo de terminar o dever. Com os chromebooks, dá tempo de pesquisar, fazer e entregar tudo certinho. Quando comecei aqui e vi que teríamos essa ferramenta, fiquei bem animado e não via a hora de já utilizar. Em nenhuma outra escola tem isso, nem na minha antiga. Com certeza estamos estudando melhor com eles”, acrescentou Antônio Vitor.
Plataformas educacionais - Com o uso do chromebook, o estudante tem acesso aos materiais de forma digital e facilidade para se conectar a plataformas para realização de exercícios e trabalhos, ainda em sala de aula. Uma delas é a Plataforma Plurall, espaço que permite conectar alunos, professores, gestores escolares e famílias, por meio do acesso à Biblioteca Virtual com material didático, banco de questões na aba Maestro, espaço para redação, aba Redação Nota 1000 com correções on-line para uso do professor com seus estudantes, além da ampliação do trabalho da gestão pedagógica para análise otimizada de resultados.
Uma das maiores vantagens da plataforma é a personalização do ensino, por meio da elaboração e gerenciamento de atividades, além da possibilidade de intervenções pedagógicas a partir da análise de dados de participação e rendimento, com base nos resultados detalhados de avaliações por aluno.

Tecnologia aliada no ensino da Geometria
Na Escola Estadual Deputado Armando Corrêa, em Ananindeua, os equipamentos são utilizados para trabalhar as formas geométricas, fração e porcentagem, avaliando e reforçando os conhecimentos dos estudantes sobre as figuras geométricas de forma interativa.
“Está sendo muito boa a utilização dos chromebooks. A gente consegue aprender mais utilizando a Plataforma Plurall. A gente estuda mais e temos mais conhecimentos para abrir a nossa mente”, conta Leonardo Silva, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Deputado Armando Corrêa.

Com o uso crescente de recursos digitais nas escolas, professores percebem mudanças na interação dos alunos com o conteúdo. Segundo Lilliane Garcia, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Dr. José Márcio Ayres, em Belém, a tecnologia, quando bem integrada ao planejamento, pode aumentar o engajamento. Ela trabalha com turmas da 3ª série do Ensino Médio, preparando os estudantes para a avaliação do Saeb com base nos descritores da matriz da disciplina.
“Em sala de aula, percebo que, ao permitir o uso do celular para pesquisas, os alunos já demonstram familiaridade com a tecnologia. O uso de computadores e interfaces próximas da realidade deles facilita a interação, pois, embora seja algo novo, também é familiar, o que aumenta o interesse. As plataformas digitais trazem objetividade e impactam diretamente no aprendizado”, afirma a professora Lilliane.
Conectividade em todas as escolas - Com o programa “Conecta Educação”, cada escola da rede recebe um carrinho/armário móvel com 36 Chromebooks, permitindo que as salas de aula se transformem em laboratórios digitais. Após garantir que 100% das escolas estaduais estejam conectadas à internet, a Seduc agora garante também os equipamentos para todas as unidades. O investimento foi de mais de R$ 64 milhões.

Além disso, as escolas contam com internet por fibra óptica ou via satélite (Starlink), e com a formação continuada dos profissionais da educação. A proposta é universalizar o acesso à tecnologia, tornando as escolas públicas do Pará mais conectadas, modernas e preparadas para os desafios da educação atual.
Além do “Conecta Educação”, em 2024 a Seduc iniciou a distribuição dos "Kits Bora Estudar", que garantiram antenas de internet via satélite às escolas da rede. Com isso, todas as 975 escolas estaduais paraenses contam com internet, o que torna o Pará um dos poucos estados a garantir 100% de conectividade nas unidades de ensino.
“As escolas já começaram a utilizar os equipamentos, marcando uma mudança de paradigma na Seduc. Notebooks e Chromebooks estão sendo incorporados como ferramentas pedagógicas, junto com contas Google for Education, ampliando o uso de recursos digitais no ambiente escolar. Recentemente, tivemos duas aplicações práticas importantes: as avaliações sobre mudanças climáticas, realizadas em 90 escolas, e um simulado educacional. Com internet e equipamentos disponíveis, os professores passam a contar com mais apoio para aplicar testes, realizar atividades online e acessar plataformas educacionais, o que contribui significativamente para a melhoria da qualidade das aulas na rede estadual”, destaca Jó Elder Vasconcelos, diretor de Recursos Tecnológicos da Seduc.
Qualificação - Para garantir que os recursos tecnológicos sejam bem aproveitados, a Seduc iniciou formações específicas para os professores da rede estadual, em parceria com o Google for Education. A capacitação visa qualificar os docentes para o uso dos Chromebooks de forma prática, segura e alinhada às necessidades pedagógicas.