Fundação Cultural do Pará recebe Boi de Máscaras e Marujada Bragantina nesta quarta-feira, na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Além dessas duas atrações, o estande da FCP também conta com exposição artística, escritores, bate-papos e lançamento de livros do nordeste paraense

A programação do estande da FCP, na 28° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, possui programação em três tempos do dia: inicia às 10h e finaliza as atividades às 20h30. E conta com as apresentações do Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas e da Marujada Bragantina, que agita a noite ao estilo do nordeste paraense.
A primeira programação, que inicia às 10h e finaliza às 12h, conta com a exposição Maria Luzia de Jesus Gualberto e o bate-papo “Cabocas Leem, Cabocas Escrevem: Vozes do Nordeste Paraense”, conduzido por Lucideyse Abreu. As obras tratam da resistência e representatividade dos artistas e escritores da região.
Durante o turno da tarde, das 15h às 17h, o estande recebe o escritor Geovane Belo para o diálogo poético sobre o livro infantojuvenil “Para Meu Pai, o Boto”, que conta a partir do imaginário social e da perspectiva da personagem principal o mito do Boto, de forma ressignificada e questionadora. Haverá também o lançamento do livro “Carências Imaginárias” e do Círculo de Leitura de Poemas.
A última programação da noite terá bate-papo dirigido por Rondi Palha sobre a “Estética Visual dos Bois de Máscaras: Buchudos, Máscaras e Visualidade” e logo após acontece a apresentação do Boi de Máscaras e da Marujada Bragantina. Ângela Maria finaliza o terceiro dia de programação com o bate-papo sobre “Literatura, Conhecimento, Arte e Vida: a Escrita Cametaense de Autores da ALC/Cametá”.
A exposição do terceiro dia de atividades do estande da Fundação Cultural do Pará celebra a memória, resistência e vida do nordeste paraense.
Programação desta quarta-feira (20) - Vozes do Nordeste Paraense
10h às 12h: Exposição de Maria Luzia de Jesus Gualberto ; Bate-papo “Cabocas Leem, Cabocas Escrevem: Vozes do Nordeste Paraense”, com Lucideyse Abreu.
14h às 16h: bate-papo diálogo poético sobre o livro infantojuvenil “Para Meu Pai, o Boto” e lançamento “e Círculo de Leitura de Poemas” do livro “Carências Imaginárias”., de Geovane Belo.
16h30 às 18h30: bate-papo “Estética Visual dos Bois de Máscaras: Buchudos, Máscaras e Visualidade”, com Rondi Palha
Às 18h: apresentação do Boi de Máscaras São Caetano de Odivelas
18h às 20h30: bate-papo “Literatura, Conhecimento, Arte e Vida: a Escrita Cametaense de Autores da ALC/Cametá”, com Ângela Maria.
19h às 20h30: apresentação cultural da Marujada de Bragança.
Serviço:
Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
📍 Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém (PA)
📅 Quarta-feira, 20 de agosto
🎟️ Entrada gratuita.
📌 Site oficial: https://feiradolivroedasmultivozes.com.br
Texto: Marcos Maia - Ascom/FCP