Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREPARATIVOS
English Version

Comissão da Câmara visita obras da COP30 em Belém e destaca legado do evento para a população

Deputados conheceram o Porto Futuro II, o Parque da Cidade, o Hangar e a Vila COP, e se reuniram com o governador Helder Barbalho

Por Arthur Sobral (SECOM)
18/08/2025 18h46

Uma comitiva da Câmara dos Deputados está em Belém para acompanhar de perto o andamento das principais obras da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na capital paraense em novembro.

Nesta segunda-feira (18), os parlamentares visitaram o Porto Futuro II, o Parque da Cidade, o Hangar, o Espaço COP e a Vila COP, além de participarem de um almoço com o governador Helder Barbalho.

A agenda foi organizada pela deputada Elcione Barbalho (MDB/PA), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). Também participaram os deputados Duda Salabert (PDT/MG), presidente da SUBCOP30; Iza Arruda (MDB/PE); e Bandeira de Mello (PSB/RJ).

Durante a visita, a deputada Elcione Barbalho ressaltou o caráter permanente dos investimentos. “O Parque da Cidade é um presente que vai ficar para a população paraense. Além de ser palco da COP30, será um espaço de lazer, cultura e esporte para as famílias, gerando empregos e fortalecendo o turismo local”, disse.

Para a deputada Duda Salabert, Belém reúne as condições necessárias para sediar o maior evento climático do planeta. “Participei das COPs em Dubai e Baku, e posso afirmar que Belém está mais do que pronta para sediar a COP30. Vimos que a cidade se estrutura de forma exemplar para receber o mundo”, destacou. Ela também lembrou ser autora do projeto de lei que pretende tornar Belém, simbolicamente, a capital do Brasil durante a COP30.

No encontro com o governador Helder Barbalho, os parlamentares discutiram a COP30 como vitrine internacional para a Amazônia e oportunidade de mostrar ao mundo a conciliação entre desenvolvimento e preservação ambiental.

Faltando 84 dias para a conferência, a visita da comitiva reforça o papel estratégico de Belém e do Pará no debate climático global e garante que os benefícios das obras e investimentos fiquem como legado para a população local.