Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO
English Version

Cosanpa inicia obras do Prodesan Pará para modernizar abastecimento na Região Metropolitana

Intervenções iniciaram no Guamá e vão ampliar a oferta de água no bairro mais populoso da capital paraense, Belém

Por Flávia Araújo (COSANPA)
07/08/2025 10h46

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou as obras do Projeto de Desenvolvimento do Saneamento do Pará (Prodesan Pará). O projeto prevê investimentos em infraestrutura para ampliar e modernizar o abastecimento de água e o sistema de esgotamento sanitário em diferentes regiões de Belém, Ananindeua e Marituba.

O primeiro ponto a receber as intervenções é o 4º setor de abastecimento, que atende o bairro do Guamá — o mais populoso da capital, com mais de 81 mil moradores, segundo censo do IBGE (2022). Nesta etapa, serão construídos uma nova estação elevatória, reservatórios apoiado e elevado, subestação elétrica e revitalização do reservatório já existente, com serviços de impermeabilização, pintura e limpeza. As obras serão realizadas dentro das áreas operacionais da Cosanpa, sem impacto para o trânsito local.

Com a conclusão, a capacidade de reservação de água no setor aumentará em 70%, o que permitirá melhorar o fornecimento, especialmente em pontos mais distantes da rede e que hoje sofrem com baixa pressão.

“Começar pelo Guamá é significativo, pois é o bairro mais populoso que receberá benefício do Prodesan. Essas obras vão melhorar o abastecimento justamente para quem mais precisa, levando mais pressão e regularidade à água que chega às torneiras”, destacou Tatiana Costa, coordenadora do Prodesan Pará.

Para o presidente da Cosanpa, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, o início das obras do Prodesan no Guamá marca um passo decisivo para o fortalecimento do saneamento na Região Metropolitana de Belém. 

“Esse projeto é fundamental para transformar a realidade de quem hoje enfrenta dificuldades no acesso à água e representa o compromisso da Cosanpa com um serviço de qualidade e com o desenvolvimento social e econômico da nossa região”, reforçou o José Fernando de Mendonça Gomes Júnio.

Com a nova modelagem da gestão do saneamento no Estado, a Cosanpa continuará responsável pela produção de água nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Porém, como o Prodesan é um projeto anterior à concessão, a Companhia seguirá executando as obras previstas em contrato. Após a conclusão, as novas estruturas de operação e distribuição da água tratada ficarão sob a responsabilidade da concessionária Águas do Pará.

Participação da comunidade
Antes do início dos serviços, as equipes social e ambiental do projeto estiveram no bairro Guamá para ouvir as demandas da população e apresentar as etapas da obra. A comunidade será convidada a participar ativamente do acompanhamento dos trabalhos, por meio da Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), que será formada ainda este mês.

Cada setor que receber intervenções contará com representantes locais na comissão, atuando como fiscais do investimento. As reuniões serão organizadas em horários e espaços acessíveis, com estrutura para que mães possam participar acompanhadas de seus filhos.

O projeto também tem atenção especial à participação feminina e ao enfrentamento à violência de gênero, destaca a subcoordenadora de Fortalecimento Institucional, gênero e comunicação do Prodesan Pará, Natasha Vasconcelos.

“Pesquisas recentes mostram que a falta de acesso à água e saneamento básico impacta desproporcionalmente as mulheres, com consequências significativas para sua saúde, bem-estar e acesso a trabalho e educação. Por isso, o Prodesan conta com ações específicas de capacitação e espaços adequados para que as mulheres participem ativamente desse processo", frisa Natasha Vasconcelos.

Ela acrescenta: "Além disso, realizamos treinamentos periódicos com público interno e contratadas, contemplando todos os agentes participantes das obras, sobre uso de protocolos nacionais e internacionais para prevenir todo e qualquer tipo de violência baseada no gênero e interseccionalidades". 

O Projeto conta ainda com uma atuação social voltada para as escolas que estão inseridas no entorno das obras e que vão contar com diversas palestras, ações, oficinas sobre educação ambiental e educação para cidadania. Serão quase 80 escolas beneficiadas com eventos que envolvem desde a visita a ETA Bolonha, passam por ações de redução de ondas de calor e adaptação climática, dignidade menstrual, letramento racial e captação de água da chuva, etc. 

Sobre o Prodesan Pará
O Prodesan é um projeto de múltiplas obras, e contempla obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Belém, Ananindeua e Marituba, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. Entre as intervenções previstas, estão a implantação de novas adutoras, redes de distribuição, ligações intradomiciliares e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto. O objetivo é modernizar e ampliar o sistema de saneamento, garantindo mais eficiência no atendimento e melhor qualidade de vida à população. O Prodesan também prevê investimentos na inovação tecnológica e eficiência operacional da Cosanpa.