Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO
English Version

Sectet certifica 20 alunos em confeitaria na Usina da Paz Terra Firme

O módulo do curso de Gastronomia voltado à confeitaria amplia conhecimentos e oportunidades no mercado de trabalho

Por Ascom (Governo do Pará)
04/08/2025 14h15
O chef Denis Lima com a turma de Confeitaria Básica para Festas e Eventos

Alunos da turma do curso de Gastronomia concluíram mais uma qualificação no ramo de confeitaria, na sexta feira (1º de agosto). Por meio da iniciativa, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) concedeu certificados a 20 alunos no módulo “Confeitaria Básica para Festas e Eventos”, que teve duração de 40 horas/aula, e contou com a participação de chefs convidados.

Durante as aulas, os alunos aprenderam a cozinhar banoffe, torta de limão, tortilha de abacaxi, madalene francesa, palha italiana, morango do amor, bolo de chocolate, cupcake e outras receitas conhecidas na área de confeitaria.

Segundo Denis Lima, chef e ministrante do curso na Usina da Paz Terra Firme, em Belém, o curso teve o objetivo de ensinar receitas que propiciem aos alunos a possibilidade real de empreender e gerar renda. “A confeitaria exige prática, paciência e amor. Os alunos puderam conhecer o mundo da confeitaria, aprender técnicas simples e acessíveis. Hoje tivemos no cardápio de encerramento, o famoso ‘morango do amor’. Um atrativo para nossos alunos aproveitarem a popularidade do doce e também se atualizarem no mercado”, disse o profissional.

Certificados emitidos pela Sectet

Aprendizado – Socorro Pantoja Machado, que já atua no ramo da confeitaria, informou que buscou a Usina da Paz da Terra Firme com o objetivo de ampliar sua qualificação. "Eu já trabalho com brigadeiros, que são minha principal fonte de renda, e vi nesse curso uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos. Foi na Usina que fiz minha primeira qualificação, no curso de Gastronomia, e agora estou me aperfeiçoando ainda mais na confeitaria. Tenho certeza de que, com esse aprendizado, novas portas vão se abrir. A Sectet está me ajudando a crescer como profissional e empreendedora", garantiu.

Para o aluno Sérgio Fernandes de Lima, 56 anos, o curso foi muito importante para quem busca na gastronomia um incentivo para entrar no mercado de trabalho. “Eu me sinto realizado cozinhando, e ter a possibilidade de empreender no ramo de confeitaria é uma oportunidade única. A culinária proporciona afeto, e também pode proporcionar o lado financeiro. Espero fazer outros cursos”, acrescentou.

Serviço: Os cursos e oficinas de Gastronomia são promovidos em todas as Usinas da Paz de forma recorrente. Para participar, basta ir pessoalmente a uma das Usinas e levar os documentos necessários para inscrição: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. 

Texto: Carla Couto – Ascom/Sectet