Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

JEPs definem representantes do Pará nos Jogos Escolares da Juventude

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/08/2015 21h01

O Pará vai ter 422 estudantes de escolas públicas estaduais e municipais e da rede particular na programação dos Jogos Escolares da Juventude, a serem disputados de 1 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE); e de 10 a 23 de novembro em Londrina (PR). N o período de 23 a 28 de novembro, as Paralimpíadas Escolares serão disputadas em Natal (RN).

A definição dos atletas que irão representar o Pará nas competições nacionais aconteceu com o encerramento dos Jogos Estudantis do Pará (JEP), realizados de 11 a 16 de agosto em, Belém, em disputas que reuniram 1.627 estudantes de 39 municípios. Os VIII Jogos Escolares Paralímpicos reuniram 200 atletas de nove municípios.

O JEP e os Jogos Escolares Paralímpicos são promovidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc PA) , sob coordenação do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em articulação com prefeituras municipais, escolas particulares, rede de hotéis e instituições de ensino.

Do JEP saem 172 atletas de 12 a 14 anos (categoria “A”) para os Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza(CE) e mais 172 de 15 a 17 anos (categoria “B”) para os Jogos em Londrina(PR), totalizando  344 atletas.  Dos Paralímpicos saem 78 atletas especiais do Estado para as Paralimpíadas Escolares 2015 em Natal (RN).

Os 422 atletas que irão representar o Pará são fruto de uma série de competições iniciadas ainda no primeiro semestre de 2015. As disputas mobilizaram cerca de 26 mil estudantes nos 144 municípios do Estado nas modalidades de tênis de mesa, xadrez, badminton, ginástica rítmica, tênis de quadra, judô, luta olímpica, atletismo, ciclismo, basquete, natação, vôlei de praia, vôlei de quadra, handebol, futsal, goalball, futebol de 5, bocha e futebol de 7.

Gratidão - No último dia de competições dos Jogos Escolares Paralímpicos, a equipe de futebol de 7 da Tuna Luso Brasileira garantiu vaga para representar o Pará na capital do Rio Grande do Norte. “É muito importante trabalhar com estes alunos. Costumo dizer que Deus dá oportunidade para todos, e para nós, professores, ele deu a paciência e o amor para trabalhar com este público. É gratificante ver uma pessoa, uma criança, um jovem, que antes vivia em depressão, se esforçando hoje para fazer um gol. Isso enche nossos corações de gratidão”, afirma o professor Waldir Aguiar, que atua na modalidade futebol de 7.

Para o estudante Wallace Campos, goleiro do time vencedor da Tuna, “a experiência de ser classificado está sendo ótima. Ele planeja se preparar para conseguir a vitória e trazer a medalha para o Estado do Pará. Este sentimento de vitória em vários aspectos propiciado pelo esporte é ressaltado pela coordenadora do NEL, professora Glória Guerreiro.

“O esporte é uma ferramenta de integração em todas as escalas, seja em uma Olimpíada, em uma Copa do Mundo, seja em competições em municípios e no Estado. O JEP e os Paralímpicos têm importância estratégica por contribuírem com a formação dos estudantes a partir dos fundamentos do esporte, como trabalho em conjunto, assimilação de vitórias e derrotas, a solidariedade, o respeito”, observou Glória, que coordena os JEPs desde 2011..

A própria Glória Guerreiro estudou nas escolas estaduais públicas Deodoro de Mendonça e Paulo Maranhão, disputou os Jogos Estudantis Paraenses e chegou a representar o Pará na modalidade ginástica olímpica nos Jogos Escolares Brasileiros. “Atuar nesses jogos, o JEP e o Paralímpicos é uma forma de retribuição por parte de 200 profissionais de Educação Física por tudo que o esporte nos tem proporcionado ao longo da vida e por nos ter propiciado atuar como gestores na formação dos jovens”, finalizou Glória Guerreiro.