Hemopa coleta mais de 300 bolsas em campanhas de doação de sangue
Com apoio das prefeituras locais, as ações mobilizaram voluntários em vários municípios. O número de bolsas coletadas tem potencial para salvar até 1.316 vidas.
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu campanhas internas e externas de doação de sangue em unidades da Região Metropolitana de Belém e municípios do interior. No último sábado (26), foram coletadas 329 bolsas de sangue, com potencial para salvar até 1.316 vidas em todo o Estado.
As ações foram realizadas em pontos fixos e por meio de campanhas externas nos municípios de Brasil Novo, no oeste, e Curionópolis, no sudeste. As coletas integram a estratégia da Fundação Hemopa de descentralizar e ampliar o acesso à doação de sangue voluntária.

Na Região Metropolitana, as doações foram feitas nos postos da sede do Hemopa, no bairro Batista Campos, e nos pontos de coleta nos shoppings Castanheira, em Belém, e Metrópole, em Ananindeua. As unidades somaram 129 bolsas de sangue, sendo 52 coletadas na sede, 40 no Castanheira e 37 no Metrópole.

Parceria - No interior, os Hemocentros Regionais de Castanhal, também na Região Metropolitana, e Santarém, no oeste paraense, participaram da mobilização. As unidades coletaram 11 e 26 bolsas de sangue, respectivamente.

As campanhas externas foram realizadas com apoio das prefeituras locais. Em Brasil Novo, na região atendida pelo Hemopa Altamira, a ação ocorreu na sede do Sesp (Serviço Especial de Saúde Pública) e resultou em 44 bolsas de sangue. Já em Curionópolis, vinculada ao Hemopa Marabá, a mobilização no Posto de Saúde Planalto reuniu a comunidade e alcançou 119 bolsas.
Texto: Felipe Borges, estagiário - Ascom/Hemopa