Mais de 95 mil alunos da rede estadual farão teste semelhante ao Enem
Com o objetivo de treinar o tempo e a metodologia usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a 1ª Avaliação Unificada Estadual, compreendendo mais de 95 mil alunos do 3º ano do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino da região metropolitana e interior do Estado. A avaliação ajudará os alunos no desenvolvimento das habilidades necessárias para que se saiam bem no Enem, exame que será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro.
Esta avaliação também é chamada de Simulado Estadual do Ensino Médio, já que simula a ação do Enem com horários e distribuição de provas semelhantes à metodologia do exame, sendo aplicada em dois dias, distribuídas por blocos de disciplinas e áreas de conhecimento. No dia 27 será aplicada a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no dia 28 será aplicada a prova de Redação, Linguagens e Códigos e suas metodologias e Matemática e suas tecnologias, cada dia com 90 questões objetivas.
As provas serão aplicadas nos turnos da manhã (7h30 às 12h30), tarde (13h30 às 18h30) e noite (19h às 23h), de acordo com o horário dos alunos, nas 638 escolas estaduais. As questões foram elaboradas pelos professores do projeto Pro Enem e ajustadas de acordo com a teoria de repostas de item, como acontece no Enem e nas avaliações de larga escala. Cada questão valerá 0,066 por área de conhecimento, totalizando 3,0 pontos para cada área. Esta pontuação será somada com a avaliação bimestral do estudante.
O cartão resposta do aluno será digitalizado pela secretaria da escola na intranet da Seduc acompanhado pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec), a qual fornecerá a pontuação do aluno logo após a postagem do gabarito que será disponibilizado no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br).
“Os alunos estarão familiarizados com a metodologia do Enem e poderão reforçar o conteúdo trabalhado em sala de aula, além de comparar sua nota e verificar em quais áreas de conhecimento precisa melhorar. As escolas também irão poder avaliar em quais áreas precisam melhorar as habilidades e competências”, destacou Clara Yunes, diretora do Ensino Médio e Educação Profissional.
Com o objetivo de capacitar os alunos do Ensino Médio para a realização do Enem, a Seduc e a Fundação Pro Paz estão realizando várias ações integradas voltadas aos alunos e professores da rede pública. São aulões, caravana Enem, palestras, web conferência e Pro Enem Digital, esse último será realizado com o apoio da TV Cultura, que a partir de setembro terá na sua programação (nas segunda, quarta e sexta-feira) aulas digitais, atingindo o interior do estado e a região metropolitana, no horário de 19h as 20h30.
Em Bragança - Cerca de 45 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro, localizada no município de Bragança, estiveram em Belém nesta terça-feira para participar de uma aula de campo das disciplinas Física e Biologia. A programação incluiu visitas à Universidade Federal do Pará (UFPA) e ao Museu Emílio Goeldi, onde os alunos exercitaram os conhecimentos que aprenderam em sala de aula, para se preparar melhor para a prova do Enem. Os alunos retornaram ao município da região nordeste após uma sessão de cinema num shopping de Belém.
A atividade fez parte do projeto Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), em que a escola está credenciada. O programa é executado pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria de Educação e visa ações nas escolas em três macrocampos obrigatórios: Acompanhamento Pedagógico (fortalecimento de práticas pedagógicas na escola), Iniciação Científica e Pesquisa e, também, Leitura e Letramento.