Mecanização de 300 hectares de áreas alteradas vai beneficiar agricultores
Agricultores familiares de dez municípios da região do Xingu serão beneficiados com o repasse de R$ 440 mil destinados à mecanização de áreas para a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). O recurso foi pago na segunda-feira (24) pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio do Fundo de Desenvolvimento Florestal (Fundeflor), que firmou parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Indesan) para fomentar o preparo de solo mecanizado em áreas alteradas de agricultores familiares para a implantação dos SAFs.
A meta é a mecanização de 300 hectares de áreas alteradas, sendo 30 hectares em cada município do Xingu. Segundo o diretor de Desenvolvimento Florestal do Ideflor-Bio, Benito Calzavara, o apoio do Fundeflor aos projetos de fomento é essencial para a restauração florestal. “Além da restauração do solo e implantação do SAF, também será construído um galpão na universidade federal localizada em Altamira para guardar material”, explica.
O fomento à recuperação de áreas alteradas mediante cultivo florestal é uma das linhas previstas no Fundeflor e está discriminada dentro do Plano de Aplicação do fundo para o ano de 2015. “Essa é também uma ação de combate ao desmatamento e não uso do fogo, pois vamos restaurar áreas de agricultores familiares que tinham práticas não sustentáveis, recompondo as unidades de produção”, ressalta a diretora do Fundeflor, Zilma Patrícia.
Os Sistemas Agroflorestais são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e madeireiras) com cultivos agrícolas e criação de animais, de forma simultânea ou em sequência temporal e que promovem benefícios econômicos e ecológicos. “A vantagem é que após a implantação do SAF teremos uma diversidade de espécies em produção econômica”, explica Benito. Os municípios beneficiados são: Anapu, Altamira, Brasil Novo, Uruará, Medicilândia, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Rurópolis e Pacajá.