Emater incentiva empreendedorismo feminino e bioeconomia em feira criativa
Artesãs que comercializam produtos sustentáveis destacaram a importância da iniciativa do Governo do Pará, realizada no Espaço São José Liberto, durante a 'Semana do Clima da Amazônia'
Seis produtoras artesanais assistidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará) participaram nesta semana de um encontro entre representantes do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) e de outros órgãos estaduais, no Espaço São José Liberto, em Belém.

A feira criativa fez parte da programação, que teve como tema "Bioeconomia da Amazônia: escalando uma transição sustentável”, na “Semana do Clima da Amazônia”. O evento abordou soluções concretas e inovadoras, baseadas na sustentabilidade e outros métodos de estudos e iniciativas voltadas a um futuro mais sustentável e de crescimento econômico para o Estado.

Elizonete Lisboa comercializou geleias artesanais. “Eu fico muito feliz pelo convite da Emater, pois sou assistida pelo escritório de Belém. Esse evento da ‘Semana do Clima’ fala sobre bioeconomia, e o meu produto se encaixa perfeitamente, porque eu trabalho a sustentabilidade com o que temos de melhor no nosso Pará, que são os nossos frutos, a nossa riqueza. Foi um grande sucesso, porque o público também abraçou a feirinha com os nossos produtos”, disse a empreendedora.
A Emater compõe o Comitê Gestor do Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio), cujos integrantes participaram como ouvintes, e presenciaram o lançamento do selo doPplano.
Valorização - Para a artesã Maria Dias, que produz biojoias, estar inserida em debates sobre atividades econômicas sustentáveis é um momento de valorização do trabalho desenvolvido por ela e demais empreendedoras. “Esse evento foi importante porque estamos ouvindo as pessoas falando sobre bioeconomia e empreendedorismo. Além de estarmos comercializando os nossos produtos, a gente está tendo oportunidade de nos sentir mais encorajadas a empreender. Foi uma oportunidade valiosa para nós”, afirmou.

Também participaram representantes da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), além de representantes do Governo de Rondônia, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e World Resources Institute (WRI).