Sespa e Ministério da Saúde avançam na modernização do SUS no Pará
Nova estratégia de Clínica Integrada foca em agendamento único, teleconsultas e diagnósticos rápidos, começando pelo município de Benevides
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), em parceria com a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi), realizou, nesta quinta (8) e sexta-feira (9), uma agenda técnica sobre a Clínica Integrada no contexto do SUS Digital. O encontro teve como objetivo aprofundar as discussões sobre a organização do cuidado em rede, a integração entre a Atenção Primária à Saúde, a Atenção Especializada e a Regulação, além do uso estratégico da Saúde Digital no Sistema Único de Saúde.
“A iniciativa está alinhada à estratégia nacional do SUS Digital, que busca incorporar de forma estruturada as tecnologias da informação e comunicação aos processos assistenciais e de gestão em saúde. O SUS Digital tem como foco ampliar o acesso da população aos serviços, tornar o cuidado mais ágil e resolutivo, reduzir desigualdades regionais e otimizar o uso dos recursos públicos. Nesse contexto, a Saúde Digital passa a ser um elemento fundamental para fortalecer a rede de atenção, apoiar decisões clínicas e qualificar o acompanhamento dos usuários ao longo de toda a sua jornada no SUS”, afirmou a coordenadora do Comitê Gestor Estadual do Programa SUS Digital da Sespa, Dayara Rosa de Carvalho.
A Telessaúde foi destacada como um dos principais pilares dessa estratégia, atuando diretamente na redução das filas assistenciais e na ampliação do acesso à atenção especializada. A proposta é integrar o atendimento digital ao presencial, garantindo que ambos sejam resolutivos e articulados em um mesmo modelo de cuidado.
“A Telessaúde foi reafirmada como eixo estruturante da Clínica Integrada, sendo estratégica para a redução das filas assistenciais, a ampliação do acesso à atenção especializada, a organização da rede de cuidado e a oferta de atendimento resolutivo em ponto único. No projeto piloto, estão previstas as modalidades de teleconsulta, teleinterconsulta, teleconsultoria e telediagnóstico, ampliando as possibilidades de cuidado e de apoio aos profissionais de saúde nos territórios”, disse a consultora da Seidigi pelo Ministério da Saúde, Adriana Mallet Toueg.
Durante a agenda técnica, a Clínica Integrada no SUS Digital foi apresentada como um modelo estruturante da rede de atenção, voltado à gestão integrada das filas do SUS, à centralização das ofertas assistenciais digitais, à implantação de agendamento único e à adoção de protocolos clínicos desenvolvidos pela Seidigi.
O Pará foi definido como estado piloto para a implantação da Clínica Integrada no SUS Digital. A fase inicial prevê a utilização de quatro protocolos clínicos e das quatro modalidades de Telessaúde, com indicação de municípios pela Sespa, de forma complementar ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), contemplando um município por macrorregião. O município de Benevides foi pactuado para iniciar a implementação do projeto. Com a realização da agenda técnica, a Sespa e o Ministério da Saúde avançam na consolidação de um SUS mais integrado, digital e centrado no cidadão, fortalecendo a organização do cuidado em rede e reafirmando o protagonismo do Pará na agenda de inovação em saúde pública.
Texto: Caroliny Pinho
