Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Documentário sobre Cazuza estreia nesta quinta-feira(17) no Cine Líbero Luxardo

Outros destaques da programação são o thriller psicológico japonês 'Cloud' e o documentário brasileiro 'Yõg ãtak: Meu pai, Kaiowá'

Por Ascom (Governo do Pará)
16/07/2025 09h12

O Cine Líbero Luxardo apresenta a partir desta quinta-feira (17) uma programação de destaque com a estreia do documentário “Cazuza, Boas Novas”, além do thriller psicológico japonês “Cloud – Nuvem de Vingança” e o premiado documentário brasileiro “Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá”. Os filmes ficarão em cartaz até a próxima quarta-feira (23), no cinema que fica localizado no Centur, a sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém.

O documentário “Cazuza, Boas Novas” mergulha em um dos períodos mais intensos e criativos da vida do cantor e compositor Cazuza. Entre 1987 e o início de 1989, já diagnosticado com AIDS e enfrentando o agravamento da doença, o artista viveu uma verdadeira explosão artística: lançou três álbuns, foi premiado diversas vezes e realizou mais de 40 apresentações com o show “O Tempo Não Para”, que se tornaria um marco de sua carreira.

Dirigido por Nilo Romero — músico, amigo pessoal e diretor musical do último espetáculo de Cazuza — e co-dirigido por Roberto Moret, o filme reúne imagens raras de arquivo, vídeos inéditos e depoimentos emocionantes de nomes como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Frejat e Lucinha Araújo. O longa revela a urgência criativa de Cazuza, sua luta para deixar um legado e o impacto profundo que causou em sua geração.

“Cloud – Nuvem de Vingança”: suspense japonês selecionado do Japão ao Oscar 2025.

Também em cartaz, o filme “Cloud – Nuvem de Vingança”, do renomado diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, mistura suspense psicológico e crítica social. A trama gira em torno de um jovem que, em busca de lucro fácil, começa a revender produtos baratos por preços altos na internet. A prática gera revolta entre os clientes, que decidem se vingar, desencadeando uma série de eventos misteriosos e ameaçadores que colocam a vida do protagonista em risco.

O longa foi selecionado para representar o Japão na disputa por uma vaga no Oscar 2025 e foi eleito pela revista IndieWire como um dos melhores filmes da década. Kurosawa, conhecido como “mestre do horror”, é o nome por trás de obras cultuadas como Pulse (2001), A Cura (1997) e Creepy (2016), além de dramas premiados como Sonata de Tóquio (2008) e A Mulher de um Espião (2020), vencedor do Leão de Prata de Melhor Direção no Festival de Veneza.

“Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá”: memória, identidade e resistência indígena.

O documentário brasileiro “Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá”, dirigido por Sueli Maxakali e Maísa Maxakali, narra a busca das cineastas pelo pai, Luis Kaiowá, de quem foram separadas ainda na infância, durante a ditadura militar. O filme acompanha essa jornada pessoal e profunda, entrelaçada com as lutas dos povos indígenas Tikmũ’ũn e Kaiowá pela preservação de seus territórios, culturas e modos de vida.

A produção tem se destacado no circuito nacional: participou da Mostra de Tiradentes e do Festival Olhar de Cinema, ambos em 2025; venceu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2024); recebeu Menção Honrosa na Mostra Ecofalante de Cinema (2025); e foi eleito Melhor Filme pelo Júri Popular no CachoeiraDoc 2025.

Confira a programação:

17/07 (quinta-feira )

16h: YÕG ÃTAK: MEU PAI, KAIOWÁ
17h50: CLOUD - NUVEM DE VINGANÇA
20h10: CAZUZA, BOAS NOVAS

18/07 (sexta-feira)

16h: CAZUZA, BOAS NOVAS
17h45: YÕG ÃTAK: MEU PAI, KAIOWÁ
19h35: CLOUD - NUVEM DE VINGANÇA

19/07 (Sábado)

16h: CLOUD - NUVEM DE VINGANÇA
18h20: CAZUZA, BOAS NOVAS
20h05: YÕG ÃTAK: MEU PAI, KAIOWÁ

20/07 (Domingo)

16h: YÕG ÃTAK: MEU PAI, KAIOWÁ
17h50: CLOUD - NUVEM DE VINGANÇA
20h10: CAZUZA, BOAS NOVAS

21/07 (Segunda-feira)

15h30: CLOUD - NUVEM DE VINGANÇA
17h50: CAZUZA, BOAS NOVAS
19h30: JANELAS: PRAIA GRANDE *material será enviado logo mais

22/07 (terça-feira)

16h: CAZUZA, BOAS NOVAS
17h45: YÕG ÃTAK: MEU PAI, KAIOWÁ
19h35: CLOUD - NUVEM DE VINGANÇA

23/07 (quarta-feira)

16h:  CAZUZA, BOAS NOVAS

Serviço:

Cine Líbero Luxardo fica na avenida Gentil Bittencourt, nº 650, no bairro de Nazaré - Belém.
Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00  

Pagamento apenas em dinheiro.
A bilheteria abre uma hora antes das sessões. Lotação: 98 lugares.
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.

Texto de Maurício Carvalho / Ascom FCP