Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Combate ao fumo é reforçado pela Sespa com ações de conscientização

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/08/2015 19h01

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no sábado (29), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Doenças Crônicas e da Referência do Programa Estadual do Controle de Tabagismo, faz diversas programações em Belém e nos municípios de Anapu, Altamira, São João de Pirabas, Senador José Porfirio, Benevides e Porto de Moz, para conscientizar a população. Uma das ações ocorre nesta quinta-feira (27), no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, com palestras.

Segundo a assistente social e técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo Raquel dos Anjos, dados da pesquisa nacional de saúde apresentam uma prevalência de 13% de fumantes na população do Estado, a maioria jovens acima de 18 anos. A média nacional é de 14,7%. “Essas ações são medidas sugeridas pela lei 7.488 de combate ao fumo, que sugere a divulgação por meio de ações educativas para que impacte na vida dos fumantes e principalmente na dos jovens”, diz.

Em Belém, a atividade vai dos dias 25 a 30, com ações educativas em unidades de cada bairro. Na sexta-feira (28), também haverá programação na URE da Presidente Vargas sobre “Tratamento do Fumante”, das 9h às 12h, com panfletagem no quarteirão envolvendo ex-fumantes, medição de dependência e monóxido de carbono, orientações e encaminhamentos, tenda informativa e educativa sobre os males do tabagismo e o contraponto da qualidade de vida.

Municípios - As ações no Estado ocorrem desde meados do mês em escolas, secretarias e praças com o intuito de disseminar a informação. Nesta quinta-feira, em Altamira, haverá flash mob com a música “É Proibido Fumar”, e no sábado, a “Blitz do Fumo”, em Anapu, com distribuição de folders sobre os malefícios do fumo. Na segunda-feira (31), em São João de Pirabas, profissionais vão apresentar vídeos educativos e distribuir panfletos para alunos do ensino médio. Em Senador José Porfírio, haverá palestras em escolas, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde, e em Porto de Moz, palestras aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhão de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que 47% de toda a população masculina e 12% da feminina no mundo fumam.

As estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes mais de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes mais de ter derrame cerebral. No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país.