Estudantes paraenses ganham destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática
Estudantes da rede estadual de ensino ganham destaque na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que teve início em junho e que já superou as expectativas com uma marca de mais de 1 milhão de inscritos somente no Pará. Até agora, já foram conquistadas 76 medalhas.
Daniel Pinheiro Melo, da Escola Estadual de Ensino Médio Maria da Glória Paixão, do município de Jacundá, conquistou a medalha de ouro. Augusto Maia Leal, da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Agostinho, de Breves, ganhou a medalha de prata. Já o estudante Victor Souza, da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso, de Belém, ficou com o bronze.
Muitos jovens que fizeram a prova da OBMEP de 2014 vêm se destacando nas suas respectivas faculdades. O estudante Daniel Pinheiro, de 18 anos, revela que as olimpíadas trouxeram muitas conquistas e realizações para sua vida. “As Olimpíadas de Matemática trouxeram para minha vida profissional e acadêmica muita conquistas. Hoje em dia faço faculdade na Universidade Federal do Pará (UFPA) no curso de Engenharia Mecânica”, relata o estudante.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem dando todo apoio e suporte aos estudantes das escolas públicas do estado. A olimpíada é promovida com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicadas (Impa), elaboradas especificamente para as escolas públicas, como uma derivação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).