Alunos da rede estadual fazem primeiro dia de provas do simulado do Enem
Os alunos da rede estadual de ensino da região metropolitana de Belém e do interior do Estado participaram nesta quinta-feira (27) do primeiro dia da Avaliação Unificada Estadual, destinada a alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de treinar o tempo e a metodologia usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alcança mais de 95 mil alunos da rede, os quais desenvolverão as habilidades necessárias para fazer uma boa prova do Enem.
Nesta quinta, foi aplicada a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Metodologias, em um total de 90 questões, num simulado do Enem com horários e distribuição de provas semelhantes à metodologia do teste nacional. Os alunos aprovaram a avaliação. Para a estudante Jéssica Ágatha, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, a prova foi bem elaborada e ajudará na preparação. “Consegui treinar o meu tempo. As questões estão bem elaboradas. Gostei bastante da prova”, disse.
O estudante Caio Dasmasceno, da mesma escola, frisou que esta avaliação contribui também para que os alunos possam trabalhar a questão emocional. “Sempre fico muito nervoso na hora de prestar algum tipo de avaliação, principalmente do Enem, então este simulado pode ajudar a melhorar a minha conduta psicológica no exame”, acredita.
Na sexta-feira (28), serão aplicadas a Redação e as provas de Linguagens e Códigos e suas Metodologias e Matemática e suas tecnologias. A aluna Thalia Rodrigues, da Escola Estadual Cordeiro de Farias, aguarda o segundo dia de avaliação. “Acredito que essa oportunidade vai ajudar muito os estudantes que vão fazer a prova do Enem, e aguardo a prova de sexta para treinar a redação”, assinalou.
As provas são aplicadas nos turnos da manhã (7h30 às 12h30), tarde (13h30 às 18h30) e noite (19h às 23h), de acordo com o horário dos alunos, nas 638 escolas estaduais. As questões foram elaboradas pelos professores do projeto Pro Enem e ajustadas de acordo com a teoria de repostas de item, como é no Enem e nas avaliações de larga escala. Cada questão vale 0,066 por área de conhecimento, totalizando três pontos para cada área. A pontuação será somada com a avaliação bimestral do estudante.
O cartão resposta do aluno é digitalizado pela secretaria da escola na intranet da Seduc, que fornecerá a pontuação do aluno logo após a postagem do gabarito no site www.seduc.pa.gov.br. “Essa é uma boa oportunidade para os alunos ganharem experiência e para ajudá-los no direcionamento dos estudos”, observou o professor de química Eduardo Bastos, da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso.
Com o objetivo de capacitar os alunos do ensino médio no Enem, a Seduc e o Pro Paz promovem ações integradas que permitirão o atendimento na rede pública, como aulões, caravana Enem, palestras, web conferência e Pro Enem digital, com o apoio da TV Cultura, que a partir de setembro terá na programação, toda segunda, quarta e sexta-feira, aulas digitais, alcançando o interior do Estado e a região metropolitana, no horário de 19h às 20h30.