Visita da Semas a ecoparque de empresa de cosméticos consolida parceria para regularização ambiental
A visita alinhou estratégias e visou estruturar iniciativas que fomentam práticas sustentáveis na região, apoiando a economia circular

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, na terça-feira (8), uma visita técnica ao Ecoparque da Natura, em Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, para consolidar um acordo de cooperação voltado à regularização ambiental de comunidades fornecedoras de insumos, apoiar iniciativas de economia circular e avançar no processo de licenciamento ambiental do Centro de Inovação da Amazônia, desenvolvido pela empresa.
Durante a visita, equipes técnicas da Semas vistoriaram as instalações do novo Centro. A estrutura inclui laboratórios e áreas destinadas à biorremediação. "O Centro de Inovação eleva o compromisso ambiental e tecnológico com pesquisa e desenvolvimento na região. A regularidade ambiental das comunidades que fornecem bioinsumos é fundamental para garantir a conformidade ambiental das cadeias produtivas da sociobiodiversidade. A regularização das áreas, com mutirão personalizado à realidade da comunidade, concretizará segurança ambiental e jurídica, incentivando práticas sustentáveis, com agregação de valor aos produtos que a agroindústria comunitária fornece", ressaltou o secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

Neutralidade climática - As ações planejadas na cooperação enfatizam iniciativas em prol do ordenamento territorial para redução de impactos climáticos. “Nosso apoio a cooperativas de reciclagem e às iniciativas de biorremediação, como as desenvolvidas no Centro de Inovação, reduz resíduos e emissões, alinhando-se aos princípios da neutralidade climática. Além disso, a verticalização da cadeia produtiva em Benevides, que se concretiza com o Parque de Inovação da Natura, impulsiona pesquisas em tecnologias verdes e processos sustentáveis, com diminuição da pegada de carbono no desenvolvimento de bioativos. Novas startups também poderão ser incubadas no Parque, desenvolvendo modelos de negócios de baixo carbono, o que pode ampliar ainda mais esse impacto com fomento a produção local”, explicou Rodolpho Bastos.
A pesquisa e o desenvolvimento implementados na região reduzirão emissões da extração e transporte de processos que seriam realizados na região Sudeste.

As ações de apoio do Programa Regulariza Pará foram discutidas de forma direta com as comunidades rurais que integram a cadeia produtiva da empresa, e que receberam a visita da Semas durante a agenda, como a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (Aprocamp) e a Cooperativa CoopCamp, em Santo Antônio do Tauá, responsáveis pelo fornecimento de bioativas utilizados pela empresa. As atividades de regularização ambiental também se estenderão a comunidades de Tomé-Açu.

"Hoje recebemos a Semas no nosso Ecoparque, em Benevides, para alguns objetivos principais: visitar o local onde será construído o Centro de Inovação da Amazônia, onde vamos auxiliar, incubar e acelerar startups para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, e conhecer a agroindústria AgroCamp, que transfere tecnologia para comunidades em Campo Limpo”, disse Franci Nava, gerente do Centro.
Nesse contexto, a Semas, com o apoio da Natura, realizará mutirões de CAR (Cadastro Ambiental Rural), com ênfase na atualização e validação dos cadastros dessas comunidades. Outro ponto tratado foi o apoio à economia circular em Benevides, por meio do incentivo à atuação de cooperativas de materiais recicláveis. Com a visita, que também rendeu apresentações culturais por parte da comunidade, a equipe técnica da Semas alinhou estratégias com a empresa para estruturar iniciativas como essas, fomentando práticas sustentáveis no território.