Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA VERDE
English Version

Codec apoia tecnologias para modernizar cadeia do açaí no Distrito Industrial de Icoaraci

Robô automatizado, açaí em pó e produção de equipamentos industriais reforçam a bioeconomia na geração de emprego e renda no Pará

Por Thais Menezes (CODEC)
10/07/2025 17h17

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou, nesta quinta-feira (10), visita técnica à empresa Açaí Kaa, instalada no Distrito Industrial de Icoaraci, em Belém. A iniciativa integra a agenda de acompanhamento de empreendimentos instalados nos polos industriais paraenses, e reforça o compromisso do governo do Estado com o fortalecimento da bioeconomia e inovação de base amazônica.

Durante a visita, a equipe técnica da Companhia — composta pelo diretor de Atração de Investimentos, Manoel Ibiapina, pelo diretor técnico Ruy Klautau e por técnicos da Diretoria de Relações Institucionais (Deri) e da Diretoria Técnica (Ditec) — conheceu as instalações da empresa, que se destaca pelo desenvolvimento de soluções voltadas à modernização da cadeia produtiva do açaí. Entre as iniciativas estão o robô coletor automatizado, a tecnologia de transformação do açaí em pó e a fabricação de basquetas plásticas, utilizadas nos processos logísticos internos e no transporte de frutos e componentes industriais.

Reunião entre gestores da Codec e representantes da empresa Açaí Kaa

A maior parte da estrutura e montagem do robô é realizada nas instalações da Açaí Kaa, com uso de tecnologia própria e equipe local. A montagem final será conduzida majoritariamente por mulheres, promovendo a inclusão de mão de obra feminina em funções técnicas e industriais, e contribuindo para a diversidade no setor produtivo.

Coleta mecanizada - O robô foi desenvolvido para escalar palmeiras e colher os cachos de açaí de forma mecanizada, com segurança, eficiência e maior previsibilidade. A tecnologia foi criada no Pará com base em demandas concretas da realidade amazônica, e está em fase avançada de testes operacionais.

A empresa também desenvolveu um processo próprio e patenteado de secagem e estabilização do açaí, que permite sua conversão em pó com preservação de até 70% dos nutrientes. Embora o açaí em pó já exista em outros mercados, o produto da Açaí Kaa se diferencia pelo maior valor nutritivo, segundo os idealizadores do projeto. A inovação elimina a necessidade de refrigeração, reduz perdas logísticas e amplia o acesso do produto amazônico a novos mercados, inclusive por meio de plataformas de comércio eletrônico.

A estrutura da empresa abriga ainda um laboratório de clonagem, voltado à produção de mudas selecionadas e ao aprimoramento genético do açaí. O ambiente integrado de pesquisa, desenvolvimento e produção conta com mais de 60 profissionais, e deve ampliar esse número com o avanço da operação em escala.

Fortalecimento - A Açaí Kaa está há quase seis anos no mercado, período em que vem consolidando sua atuação como referência em soluções voltadas à cadeia do açaí. A empresa também busca parcerias estratégicas e incentivos fiscais para fortalecer sua estrutura produtiva. A Codec acompanha esse processo oferecendo suporte técnico e orientação institucional para viabilizar a expansão da empresa e sua consolidação como referência em bioeconomia.

A concepção da empresa e de suas principais inovações contou com o envolvimento do investidor Reinaldo Santos, que realizou pesquisas sobre a cadeia produtiva do açaí, identificando gargalos logísticos, perdas nutricionais e desafios sociais, como o uso de mão de obra infantil. A partir desses estudos, buscou soluções tecnológicas e sustentáveis para transformar o fruto em pó — com maior aproveitamento nutricional — e mecanizar a colheita por meio do desenvolvimento de um robô automatizado.

“Esse é o tipo de empreendimento que buscamos apoiar: soluções criadas no Pará, aplicadas à nossa realidade e com potencial para transformar cadeias produtivas com base em inovação e sustentabilidade. A atuação da Codec tem sido no sentido de fomentar esses modelos e conectá-los ao ambiente produtivo paraense”, destacou Manoel Ibiapina.

Impacto social - “A Codec tem trabalhado para transformar boas ideias em empreendimentos estruturados, com impacto social, ambiental e econômico. A Açaí Kaa é um exemplo concreto de como a inovação pode nascer aqui e alcançar o mundo”, completou o diretor.

O Distrito Industrial de Icoaraci abriga, atualmente, mais de 40 empresas dos setores de alimentos, embalagens, logística, tecnologia e produtos florestais, sendo responsável por cerca de mil empregos diretos e quase 9 mil indiretos. A presença da Açaí Kaa reforça a vocação da região para abrigar negócios inovadores, ambientalmente responsáveis e conectados com os desafios e potencialidades da Amazônia.