Polícia Científica pericia maconha encontrada em air fryers
O material apreendido estava armazenado no interior de diversas fritadeiras elétricas do tipo Air Fryer
Na tarde desta quinta-feira (10) uma equipe do Laboratório de Química Forense, da Polícia Científica do Pará (PCEPA), periciou a droga apreendida em um caminhão baú transportado por uma embarcação oriunda de Manaus. A apreensão ocorreu no porto de Belém, em fiscalização da carga, realizada por equipes da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), da Polícia Civil do Pará. A operação contou com o apoio de informações repassadas pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Amazonas.

A perícia constatou 174kg de maconha divididas em 152 tabletes. O material apreendido estava armazenado no interior de diversas fritadeiras elétricas do tipo Air Fryer. Segundo as investigações da Polícia Civil, o destino da carga ilícita era a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
"A droga foi descrita, pesada e contraprovas foram enviadas para o laboratório forense da PCEPA, onde passarão por outros testes confirmatórios", afirmou a perita criminal da PCEPA, Bianca Passinho.
O laudo vai subsidiar a destinação de todo o produto apreendido, que será levado para incineração por parte da Polícia Civil. “A integração entre a Polícia Civil e a Polícia Científica é essencial para o fortalecimento das investigações criminais. A atuação conjunta garante mais eficiência e segurança jurídica, especialmente em casos de grandes apreensões de entorpecentes, onde a perícia técnica contribui com a identificação precisa da substância, a quantificação e o registro adequado do material apreendido. Essa parceria fortalece o inquérito, assegura a cadeia de custódia e aumenta a efetividade no combate ao tráfico de drogas”, afirmou Isabela Barretto, diretora do Instituto de Criminalística da PCEPA.
Texto: Amanda Monteiro, ASCOM/PCEPA.