Representantes da Sedap e de multinacional americana reúnem para tratar de futuras parcerias voltadas ao segmento do cacau
O encontro ocorreu na sede da secretaria sob coordenação do titular da pasta, Giovanni Queiroz. A equipe da empresa cumpre agenda em Belém com representantes do Governo do Estado

A busca de parcerias voltadas ao segmento cacaueiro esteve entre os temas tratados na reunião realizada nesta quarta-feira (9) entre os representantes da empresa Mars, multinacional do ramo alimentício, e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A empresa é uma das maiores compradoras de cacau do mundo e está interessada no cacau amazônico. Com a finalidade de fazer levantamento local acerca de informações sobre as políticas governamentais adotadas ao segmento, membros da corporação encontram-se no Estado para cumprimento de agenda com representantes do governo estadual.
O encontro entre a empresa privada com representantes da Sedap ocorreu sob coordenação do titular da pasta, Giovanni Queiroz, que esteve acompanhado da equipe técnica da secretaria. O gestor detalhou aos visitantes sobre os benefícios até aqui já extraídos de programas e ações adotadas pelo Governo do Estado, para recuperação de área desmatada.
Um exemplo, como detalhou o secretário, é o Programa Territórios Sustentáveis (PTS), lançado pelo governo Helder Barbalho. O programa objetiva a promoção do desenvolvimento sustentável e a restauração florestal em regiões do Estado, em especial, as que já sofrem com o desmatamento.
“O Governo do Estado apoia e concede incentivos para empreendimentos que venham ao nosso encontro, que compartilhem a mesma linha adotada por meio de práticas sustentáveis. É um estímulo à produção e aqui temos política do Estado para incentivar os pequenos produtores a trabalhar por meio de sistemas agroflortestais”, explicou o secretário.
O secretário esclareceu, também, sobre a finalidade do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau) que, entre outros benefícios, financia a produção de sementes híbridas.
“Produzimos 12 milhões de sementes e distribuímos para os nossos produtores. Aqui produzimos amêndoas que já foram premiadas nacional e internacionalmente”, detalhou o secretário.

Expansão - Apesar de ser conhecida no mercado pelos chocolates fabricados, a empresa tem atuação diversificada em outras áreas como pet care (cuidados com animais de estimação), alimentos industrializados e Snickers (lanches rápidos, em tradução livre).
Além de falar um pouco da produção, os membros da Mars enfatizaram seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade do cacau. Estiveram presentes à reunião os representantes Oliver Vasquez, diretor de Estratégia de Cacau, Louisa Cox, diretora sênior, e Luiza Santos, coordenadora de Assuntos Corporativos.
O diretor de Estratégia apresentou, durante a reunião, as ações desenvolvidas pela empresa no Brasil. A Mars, como explicou, possui o Mars Centro de Ciência do Cacau (MCCS), na região de Barro Preto, no sul da Bahia, onde realiza pesquisas para o melhoramento genético e o cultivo sustentável do cacau. Também possui uma unidade no Equador.
“O objetivo é obter um fruto de alta qualidade agronômica e sabor único a partir de técnicas de cultivo e do melhoramento genético de plantas. Desenvolvemos o conceito de Núcleo Plasma. O Brasil é nossa prioridade no momento e até 2030 a gente quer ter uma planta 'Mars'. Desenvolvemos tecnologias para ajudar no cultivo de cacau e queremos permitir que o agricultor melhore sua eficiência e tenha melhores oportunidades”, disse. Ele enfatizou que a empresa acredita que poderá fazer uma parceria com o Pará, até por conta das ações praticadas no Estado, que são alinhadas com o pensamento do empreendimento. “Para entender a cadeia de cacau, precisamos entender e valorizar o agricultor, em como fazer um trabalho alinhado”.
A Mars é uma empresa norte-americana, com mais de 100 anos de história e presente no Brasil desde 1978. Com sede em McLean, na Virgínia, a multinacional tem um faturamento global de US$ 40 bilhões, provenientes de seus quatro segmentos de negócios: Petcare (Nutrição animal), Wrigley (chocolates e doces), Alimentos e Pesquisa, e conta atualmente com cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países. No Brasil, reúne cerca de 2,3 mil colaboradores nas instalações de São Paulo, Nordeste e Paraná.