Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA
English Version

Escola Cordeiro de Farias representará o Pará em Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras

Com o Projeto 'Sustentabilidade em Ação: Ecobags Eco R's', educadores e estudantes de Belém destacam-se na educação integral com ênfase na sustentabilidade

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
30/07/2025 16h25

A Escola Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, está em clima de celebração. Um de seus projetos pedagógicos foi selecionado no Edital “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O Projeto "Sustentabilidade em Ação: Ecobags Eco R's’" representará o Estado na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, marcada para os dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O projeto das ecobags está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A iniciativa é um Plano de Projeto de Ação (PPA), orientado pela professora Vanuza Barbosa, que tem como principal objetivo reduzir e, até mesmo substituir, o uso de sacolas plásticas por alternativas sustentáveis. Entre essas alternativas estão sacolas confeccionadas com tecidos reutilizáveis, napa e até embalagens de ração.

A proposta visa contribuir com a preservação ambiental por meio da reutilização de materiais que seriam descartados como lixo, além de estar alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). O Projeto já tem feito diferença significativa na vida dos estudantes envolvidos, ao promover não apenas a consciência ecológica, mas também o empoderamento social e profissional.

Reutilização - Além da preocupação ambiental, o Projeto promove a conscientização dos jovens sobre a importância do reaproveitamento de resíduos sólidos. Ao reutilizarem tecidos e outros materiais, os participantes são incentivados a refletir sobre o consumo consciente e o impacto de suas ações no meio ambiente. Dessa forma, o projeto atua como um instrumento de educação ambiental e de transformação de hábitos.

Outro aspecto relevante é a capacitação dos jovens em técnicas básicas de costura e design de moda, com base no conceito de upcycling, que transforma resíduos em novos produtos de maior valor agregado. A abordagem estimula a criatividade e amplia o repertório técnico dos participantes, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora.

O Projeto também contribui para a formação profissional dos jovens, oferecendo a oportunidade de desenvolverem uma ocupação artesanal. Esse conhecimento pode, no futuro, complementar sua formação acadêmica e até se tornar uma alternativa de renda e inserção no mercado de trabalho.

“A comunidade escolar está imensamente feliz por mais uma conquista. Como direção escolar, sinto-me realizada com o resultado, pois nosso trabalho é integrado e comprometido com a qualidade da educação. É especialmente gratificante ver esse esforço sendo reconhecido por meio de bons resultados. A direção escolar desempenha um papel fundamental na gestão e no sucesso da instituição, e o reconhecimento desse trabalho é essencial para mantermos a motivação e o engajamento de toda a equipe. Nossa escola busca ser referência em educação, e essas conquistas demonstram que estamos no caminho certo", disse Trícia Amoras Alves, diretora da unidade.

Ampliação - A educação em tempo integral é uma das prioridades da atual gestão. Novas escolas foram incluídas no modelo integral, ampliando o número de estudantes atendidos com jornada estendida, alimentação reforçada, atividades extracurriculares, esportivas e apoio pedagógico.

Neste ano de 2025, a Seduc incorporou 49 novas escolas ao Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 instituições adotando essa abordagem pedagógica. O impacto dessa expansão também se reflete nos números de matrículas. Seis mil estudantes estavam, em 2018, inseridos em escolas de tempo integral. Em 2025, esse número saltou para 48 mil vagas, um crescimento oito vezes maior.

Seleção - O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou o resultado final da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Foram reconhecidas 739 iniciativas, de todos os estados, disponíveis na página oficial da seleção.

Essa seleção abrangeu experiências de 25 estados e 714 municípios, incluindo 15 capitais. As propostas farão parte de um mapa interativo, a ser lançado em outubro. Além disso, 25 redes de ensino terão suas ações registradas em um caderno de narrativas (dezembro), 75 secretarias participarão de uma rede de intercâmbio (março a novembro de 2026), e 127 práticas serão apresentadas na Mostra Nacional, em 1º e 2 de outubro, na UFMG.

A iniciativa é fruto de parceria com a Universidade mineira, por meio do Grupo Teia, dentro do Programa Escola em Tempo Integral, que busca ampliar matrículas com jornada mínima de 7 horas diárias, priorizando estudantes em situação de vulnerabilidade. O Programa oferece apoio técnico e financeiro às redes, com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).