Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E SAÚDE
English Version

Hidratação gratuita garante lazer seguro no Parque da Cidade

Equipamento instalado pela Cosanpa também reduz descarte de plásticos no Parque

Por Marcelo Leite (COSANPA)
09/07/2025 08h00

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) entregou um ponto de hidratação com água gratuita no Parque da Cidade, em Belém. O equipamento amplia a oferta de água aos usuários e estimula a redução no consumo de plásticos na área entregue pelo Governo do Pará.

Este é o terceiro ponto de hidratação entregue pela Cosanpa na capital. Os demais equipamentos estão instalados no Parque do Utinga e Porto Futuro.

Químico e corredor amador, Felipe Barradas aprovou a instalação do equipamento no Parque da Cidade. “Eu corro há um tempinho, sempre estou no Utinga e já tinha visto um ponto como este por lá. Faz toda a diferença, porque eu sei da importância da hidratação, principalmente com essa temperatura, na umidade que é, não podemos vacilar de jeito nenhum”, contou Felipe. 

No Parque da Cidade, o ponto de hidratação disponibilizado pela Cosanpa está localizado próximo às quadras de futebol. A posição é estratégica e facilitará o consumo da água, que segundo a médica Graça Mendes, deve ter atenção redobrada durante o verão amazônico. 

“Normalmente, as pessoas devem consumir entre 2 e 3 litros de água por dia. Com as altas temperaturas do verão amazônico, a prática de atividades físicas e a exposição ao Sol, a perda de líquido aumenta e deve ser constantemente reposta com água ou ainda com sucos de frutas. Outro ponto de observação é o cuidado com a pele, que deve estar protegida com filtro solar de fator alto, compatível com a pele”, explica Graça, que atua como médica do Trabalho na Cosanpa. 

Para o presidente da Cosanpa, José Fernando Mendonça Gomes Junior, a entrega de mais um ponto de hidratação reforça o compromisso da Companhia com o bem-estar social. “É uma alegria imensa contribuir para que esta grande estrutura entregue pelo Governo do Pará ofereça bem-estar à população, com lazer, sustentabilidade, cuidado social e acesso à água”, disse José Fernando.

Professor de Artes, Adriano Souza, foi ao Parque da Cidade com a família e elogiou a iniciativa: "Ideia boa", disse ele

Ao lado da família, o professor de Artes, Adriano Souza, esteve no Parque da Cidade pela primeira vez e falou sobre toda a estrutura disponibilizada gratuitamente para a população. “É um Parque bem grande e muito bem construído. A ideia da água gratuita é boa porque o Pará é um Estado quente, dentro da Amazônia, onde estão as maiores fontes de água doce do mundo. Então, é uma ótima iniciativa”, avaliou Adriano. 

Saúde e sustentabilidade - Além da oferta de água gratuita para a população, os pontos de hidratação instalados pela Cosanpa também estimulam a redução no consumo de plásticos, por meio de um contador digital que calcula, a cada recarga de água, quantas embalagens deixam de ser consumidas ou descartadas no meio ambiente. 

“Desde a entrega do primeiro equipamento, em janeiro deste ano, mais 40 mil garrafinhas ou copinhos deixaram de circular e mais de 13 mil litros de água foram consumidos pela população. Por isso, estamos trabalhando para ampliar este tipo de iniciativa”, acrescentou Paloma Lins, diretora de Pessoas e Logística da Cosanpa. Assim como a máquina instalada no Porto Futuro, o ponto do Parque da Cidade também possui uma saída extra de água para atender os pets.
 
Parque da Cidade - Com 14 ambientes voltados para esporte, lazer e convivência, o Parque da Cidade reúne ciclovias, quadras, pista de corrida, playground, academia ao ar livre e uma pista de skate de padrão olímpico — a segunda maior do Brasil. O projeto também inclui soluções sustentáveis, como painéis solares, tratamento natural de água e arborização com 2.500 árvores plantadas e transplantadas. 

Até dia 31 de julho, o Parque funcionará das 8h às 22h até 31 de julho, exceto às segundas-feiras, quando pela manhã o complexo estará em manutenção, abrindo apenas às 18h. Em agosto, a área será repassada à ONU para montagem dos pavilhões das Blue e Green Zones da COP 30.