Avaliação Unificada do Ensino Médio testa redação e conteúdos do Enem
O segundo dia da 1ª Avaliação Unificada do Ensino Médio, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi dedicado à prova de Redação e também e aos temas "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias" e "Matemática e suas Tecnologias", somando 90 questões objetivas. Cerca de 95 mil estudantes de escolas públicas estaduais, em Belém e no interior do Estado, participaram da prova nesta sexta-feira, 28.
O objetivo da Seduc com a Avaliação é fortalecer a preparação dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), programadas para os dias 24 e 25 de outubro. O tema da redação, “Geração Nem-Nem: não estuda nem trabalha”, foi escolhido para conscientizar os jovens sobre a importância de manter o foco nos estudos e garantir a formação educacional. Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 31, no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br). A segunda avaliação será aplicada nos dias 13 e 14 de outubro.
“Dez professores envolvidos com a Avaliação Unificada do Ensino Médio foram responsáveis pela escolha do tema da redação. "Decidimos abordar esse assunto como forma de instigar os estudantes a refletirem sobre a oportunidade que o ensino lhes dá para que busquem um futuro melhor, e esta meta se concretiza no esforço pessoal de cada um deles e da própria Secretaria, em um momento crucial como o Enem”, afirmou a diretora de Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc, Clara Yunes, coordenadora da Avaliação Unificada Estadual.
Para a estudante Rarissa Pereira, 17 anos, que fez prova na Escola Estadual Benjamin Constant, no bairro do Reduto, “o simulado é um incentivo para a prova. "Ele serve para identificar os conteúdos que precisam de maior atenção”, destaca a jovem, que pretende cursar Enfermagem e chegou cedo para a prova. Para Ívina Alessa Pantoja, 20 anos, que pretende cursar Nutrição, a maior preocupação em termos de conteúdo é com a prova de redação.
A coordenadora pedagógica Rosinete Pantoja, da Escola Benjamin Constant, destacou a importância da leitura. “Os jovens gostam muito de se comunicar e dispor de vários suportes para interagirem uns com os outros, mas devem conciliar esta prática com a leitura, porque ela é que viabiliza o aprendizado.".
Curiosidade
A importância da leitura e da prática de escrita para quem quer fazer uma boa redação no Enem e demais processos seletivos é ressaltada pelos próprios alunos da Escola Benjamin Constant, como Cleyci Neves Fernandes, 17 anos, que obteve a segunda colocação no concurso de redação sobre o Círio em 2014. “O hábito da leitura sempre foi muito forte na minha família. Eu penso que ler é aprender cada dia mais, descobrir algo novo. E a curiosidade é o que nos move a explorá-lo ”, explica a jovem, que pretende cursar Fisioterapia. “Ler é essencial para qualquer profissão”, completa.
A prova da Avaliação Unificada do Ensino Médio foi aplicada de acordo com os horários dos estudantes nas escolas, ou seja, nos três turnos letivos (manhã, tarde e noite). Na Escola Estadual Tecnológica Professor Anísio Teixeira, do bairro do Telégrafo, 80 estudantes participaram da avaliação. Mais de 300 testaram seus conhecimentos na Escola Justo Chermont, no bairro da Pedreira.
Na Escola Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Marco, e considerada referência em inclusão escolar, a diretora Walmina Carvalho acompanhou a realização da prova. Dois alunos portadores de deficiência foram orientados pela professora Sônia Blanco. A instituição trabalha com 80 alunos surdos. Já na Escola Dom Pedro I, no bairro de Val-de-Cans, 175 alunos fizeram prova, acompanhados pela diretora Juliana Santana.