Atletas do Pará já estão a caminho dos Jogos Escolares da Juventude
Os 142 jovens atletas que representarão o estado do Pará nos jogos Escolares da Juventude, da categoria A, embarcaram na manhã desta terça-feira, 1, rumo ao estado do Ceará, com um sonho de conquistar medalhas de ouro e de levar o nome do Pará ao lugar mais alto do pódio. A competição inicia nesta quinta-feira, 3, em Fortaleza, e vai até o dia 12. Os alunos-atletas que irão competir receberam todo o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).
Os participantes foram classificados na etapa estadual dos Jogos Estudantis do Pará (JEP) que aconteceram no período de 11 a 16 de agosto, com os vencedores das seletivas regionais nas cidades de Belém, São Miguel do Guamá, Maracanã, Ponta de Pedras, Curuçá, Moju, Portel e Marabá.
O Pará competirá nas modalidades coletivas (vôlei, futsal, handebol e basquete, masculino e feminino) e nas modalidades individuais (tênis de mesa, xadrez, luta olímpica, atletismo, natação, badminton, ciclismo e ginastica rítmica).
O atleta da modalidade de luta olímpica, Samael Alexandre, de 14 anos, da Escola Estadual Acy de Jesus Barros Pereira, do bairro da Sacramenta, destaca que é a segunda vez que participa da competição e que a família é seu maior apoio. “A luta olímpica é um esporte de alto rendimento, que requer muita preparação, por isso treinei bastante. Eu também conto com o apoio da minha família que é o que me anima e me ajuda a enfrentar as barreiras”, disse Samael.
No atletismo, o Pará será representado pela atleta Débora Farias, de 14 anos, da Escola Municipal Plácido de Castro, em Tucuruí. “Esse é o meu terceiro ano de competição. Estou preparada para fazer bonito em Fortaleza, pois me preparei bastante para esse dia e hoje estou aqui realizando um sonho”, comemorou a atleta.
“Ela é uma jovem atleta que vem procurando o seu espaço no atletismo e vem conseguindo com muita força de vontade. Estou aqui para apoiá-la e fazer o melhor para que minha filha realize o seu sonho: tornar-se uma atleta profissional de atletismo”, destaca Carmem Lúcia Farias, mãe de Débora.
Jogos Escolares da Juventude – Esta é a maior competição estudantil do Brasil, e reúne jovens de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, das escolas públicas, municipais e privadas do país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Segundo a coordenadora do NEL, Ana Glória, a competição é muito importante para a juventude estudantil do Pará. “Estou muito feliz pelo trabalho que vem sendo feito para essa juventude. O Estado está dando essa oportunidade para que esses jovens atletas sonhem e mostrem os seus talentos para o Brasil inteiro”, destaca a coordenadora.