Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Jogos Escolares da Juventude reúnem quase 4 mil atletas do país em Fortaleza

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 10h04

Mais de 3.800 atletas de todos os estados do País participam dos Jogos Escolares da Juventude, abertos nesta quinta-feira, 3, em cerimônia no Ginásio Paulo Sarasate, da cidade de Fortaleza (CE). Considerados o quinto maior evento esportivo estudantil do mundo, os Jogos contam com a participação de alunos de escolas públicas e privadas do Brasil inteiro. O Pará trouxe para Fortaleza uma delegação composta por 180 pessoas, incluindo atletas e técnicos.

A solenidade de abertura teve como mestre de cerimônia o atleta Flávio Canto, medalhista olímpico e apresentador do programa Corujão do Esporte, da Rede Globo. Na ocasião, o mascote dos Jogos Escolares da Juventude, Ginga, fez uma apresentação para o público e animou a arquibancada.

O aluno Bruno da Silva, 13, atleta de tênis de mesa, carregou a bandeira da delegação paraense e falou da emoção de estar representando o estado. “Estou muito feliz por ter conseguido uma vaga para representar o Pará e espero conquistar uma medalha”. Bruno falou ainda do incentivo que recebe da família. “Meus pais me apoiam muito e sempre dizem para eu seguir no caminho do esporte, pois essa é a melhor opção”.

Os Jogos Escolares deste ano tem como embaixadores Vanderlei Cordeiro de Lima, no atletismo; Lígia Silva, do tênis de mesa; Luiz Henrique Junior, badminton; Ana Paula, ciclismo; Antone Jaonde, luta olimpica; Luiza Matsuno, ginástica rítmica; Joana Maranhão, natação, e Luciano Corrêa, do judô.

"É muito bom poder transmitir um pouco da nossa expriência no esporte para esses jovens atletas, falar do quanto ele é importante para a formação, para a inclusão, para a superação de limites. Aqui está o futuro do esporte brasileiro, e não me refiro somente à questão do esporte isoladamente. As escolas tem um papel importante na disseminação dessa prática, porque é dentro delas que muitos desses futuros atletas conhecem e aprendem a gostar de competir", destacou Luciano Corrêa medalhista olímpico. Ele e Joana Maranhão acenderam a pira olímpica.

Para muitos atletas estudantis essa é uma oportunidade única para mostrar seu talento e conquistar um espaço no universo esportivo. Essa é a expectativa da aluna Hellen Karoline Cavalcante, da Escola Estadual Justo Chermont, que está confiante na conquista de uma medalha. "É o meu primeiro ano de competição e estou radiante por estar aqui, quero muito conseguir uma medalha e colocar o Pará no lugar mais alto do pódio."

De acordo com Edgar Hubner, gerente geral da Unidade de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a participação desses jovens na competição pode trazer grandes transformações na vida deles. "Essa competição é fundamental, muitos atletas estão tendo a primeira oportunidade de sair dos seus estados e temos a certeza que terão uma experiência inesquecível. Mais do que um resultado esportivo, o que buscamos com essa competição é um resultado social, educacional e de inclusão social."

Edgar Hubner também falou da participação do Pará nos Jogos Escolares da Juventude e do trabalho que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolve para promover o esporte como ferramenta de inclusão e formação, pessoal e pedagógica. "O Pará sempre participou ativamente das edições dos Jogos Escolares, e por isso mesmo levamos a competição ao Pará em 2013, por entendemos que uma das missões desse evento é justamente integrar os alunos de diferentes regiões do País", ressaltou.