Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2015

Versão 2015 do aplicativo "Kd a berlinda?" traz novidades para usuários

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 10h29

Foram apresentadas nesta quinta-feira, 3, durante a divulgação da Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nazaré 2014-2015 realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), as novidades que o aplicativo “Kd a Berlinda?” traz para os usuários este ano. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), o aplicativo, criado em 2012, ganhou duas novas características: a adaptação para Windows Phone e trajetos mais fáceis para os usuários.

Em 2014, o serviço esteve disponível desde a primeira romaria do Círio e continuou ativo em todas as procissões da festa religiosa. Também acompanhou a corda, outro símbolo importante para os católicos. O “Kd a Berlinda?” é usado como serviço de utilidade pública por profissionais de órgãos de saúde, segurança e da imprensa, e ainda por internautas interessados em acompanhar o trajeto da berlinda que conduz a santa. O aplicativo usa programas ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo.

O “Kd a Berlinda?” possui sistema georreferenciado, com as coordenadas da Berlinda capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. No site www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo.

Novidade

Para este ano, a Prodepa trará uma versão para mais uma plataforma, o Windows Phone. “Estamos trabalhando para disponibilizar o “Kd a Berlinda?” também para essa plataforma. Queremos que todas as pessoas que quiserem acompanhar a localização da Berlinda, em um celular ou tablet, tenham esse acesso via aplicativo mobile, independente de qual seja esse aparelho”, afirmou Anderson Goés, gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa.

Outra novidade é a implementação de uma ferramenta que auxilie o usuário a se deslocar durante a procissão. “O aplicativo terá um recurso que vai auxiliar o romeiro ou turista a acessar locais mais próximos da Berlinda. Ele pode, por exemplo, buscar pelo melhor caminho para chegar a um quarteirão adiante do caminho da santa e esperar a passagem da berlinda”, reiterou o gerente.

O objetivo esse ano é melhorar o aplicativo para que os usuários possam acompanhar as romarias sem grandes problemas. “Queremos estabelecer uma comunicação mais ampla cpm o usuário e, para isso, estamos trabalhando numa aplicação que tenha uma performance melhor que a do ano anterior”, finalizou Anderson.

Histórico

O “Kd a Berlinda?” teve sua primeira versão, em 2012, disponibilizada somente para a plataforma web, totalizando 20 mil acessos. No ano seguinte, em 2013, o aplicativo foi disponibilizado para a plataforma Android e o número de acessos passou para 100 mil. Em 2014, mais melhorias foram agregadas ao app, que também passou a ser disponibilizado para dispositivos que usam iOS. Houve o cuidado com o acesso mais rápido do usuário, foi incluída a camada de trânsito, o que ajudou as pessoas a encontrarem a via mais acessível para evitar o tráfego congestionado, e com isso os acessos subiram para 250 mil, mostrando a eficiência do trabalho da equipe responsável.

O aplicativo ficou entre os finalistas do 5º Prêmio Tela Viva Móvel, que destaca os melhores projetos de conteúdo para celulares e tablets de todo o Brasil, em 2013, ficando entre os qiuatro melhores cases do Brasil.

A apresentação do aplicativo faz parte de um conjunto de ações da Agenda Turística do Círio, que envolvem os seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Dieese-PA, Polo Joalheiro – Espaço São José Liberto, Igama, OS Pará 2000, Sistema Integrado de Museus (SIM), Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Companhia de Turismo do Município de Belém (Belemtur), Infraero, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Capitania dos Portos, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur/PM), Prodepa, e prefeituras municipais de Marituba e Ananindeua.