Socioeducandos da Fasepa recebem certificação em curso profissionalizante promovido pelo Senai
A capacitação teve como público-alvo adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (internação e semiliberdade), além de servidores da Fasepa

Oito socioeducandos e oito servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) participaram, na tarde desta segunda-feira (19), da cerimônia de certificação do curso de Refrigeração e Climatização Residencial, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Fasepa. O evento ocorreu no auditório Senai Getúlio Vargas, em Belém.
O curso, com carga horária de 160 horas, foi realizado entre os dias 10 de março e 9 de maio de 2025, no Complexo Esportivo e Cultural Apoena, da Fasepa. Sob a orientação do instrutor Paulo Brito, a capacitação teve como público-alvo adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (internação e semiliberdade), além de servidores da Fasepa.

Paulo Brito, engenheiro mecânico e instrutor do Senai, compartilhou sua experiência no curso e destacou o impacto positivo na vida dos participantes. “No começo, foi um grande desafio. Os jovens estavam fechados, desconfiados, achando que seria um curso difícil e com uma abordagem rígida. Mas, à medida que perceberam que eu estava ali para ajudar, para ensinar algo que poderia realmente fazer diferença na vida deles, tudo mudou. Eles se abriram, se dedicaram e aprenderam com entusiasmo. Foi uma experiência muito gratificante. Ver a felicidade deles neste encerramento me enche de orgulho e gratidão”, destacou o instrutor.
Os socioeducandos e os servidores tiveram aulas na teoria e na prática, e dessa forma foi possível entender cada passo do curso. Para um jovem socioeducandos de 17 anos, o curso foi muito bom, e a experiência foi gratificante, pois possibilita mudança de vida.
"Minha mãe está muito orgulhosa de mim, esse curso é uma grande oportunidade, porque quando eu concluir a medida, posso ter minha profissão lá fora, ajudar minha família, não vai ser preciso eu voltar mais para essa vida errada que eu tava vivendo, agradeço bastante a Fasepa pela oportunidade", disse emocionado.

A iniciativa contou com o apoio institucional do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), e parceria do Senai, consolidando-se como um esforço conjunto para promover a ressocialização por meio da educação profissional e da geração de oportunidades no mundo do trabalho.

Para o diretor do Senai Getúlio Vargas, Welson Correia, essa parceria é transformadora e só complementa o trabalho socioeducativo desenvolvido pela Fasepa. "Essa parceria vem complementar o trabalho socioeducativo que a Fasepa já desenvolve com esses jovens, neste caso, a educação profissional. A educação é transformadora, então desejamos que esse curso possa oportunizar esses jovens, uma profissão, para que eles possam exercer esse trabalho de maneira qualificada e digna, para que a partir disso possam transformar suas vidas", destacou.
Estiveram presentes na cerimônia representantes de diversas instituições que apoiam a política socioeducativa no Estado, entre eles, o defensor público Dr. Márcio Neiva; a promotora Dra. Diana Cristina Ferreira Cunha da 3ª Vara da Infância e Juventude; o promotor da Infância e Juventude, Dr. Antonio Lopes Maurício; o diretor regional do Senai, Dário Lemos; o diretor do Senai Getúlio Vargas, Welson Ferreira Corrêa; o presidente da Fasepa, Carlos Alberto de Andrade Rodrigues Júnior; o diretor de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Andrei Miranda da Silva; o diretor Administrativo e Financeiro da fundação, Darley Barros; e a coordenadora de Atendimento Socioeducativo, Kátia Pórfiro, além de familiares dos socioeducandos.

Para o diretor de atendimento socioeducativo da Fasepa, Andrei Miranda, a certificação representa um passo decisivo na trajetória dos adolescentes atendidos.
“A certificação representa um processo importante de reintegração social dos adolescentes atendidos pela Fasepa, oferecendo perspectivas concretas de qualificação profissional, com autonomia e inclusão social, sendo uma fonte de sustento ao sair da fundação. Destacamos que ações como esta reafirmam o compromisso do Estado com a transformação e ressignificação de vidas por meio da educação e da qualificação profissional, garantindo os direitos e consolidando os adolescentes como cidadãos, sendo o que a Fasepa almeja”, afirmou.
A qualificação é parte das estratégias da Fasepa para garantir o direito à profissionalização e fomentar a inserção social e laboral de jovens que passam pelo sistema socioeducativo, reafirmando o papel da educação como eixo central na construção de novas oportunidades.
Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa