Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Hospital Galileu, enfermagem transforma cuidado em acolhimento e esperança

Na unidade, equipe de enfermagem representa 60% do total de colaboradores e é peça fundamental na assistência humanizada e na operação diária da unidade

Por Ascom (Governo do Pará)
14/05/2025 12h32

Em comemoração à Semana da Enfermagem, celebrada anualmente entre os dias 12 e 20 de maio, o Hospital Estadual Galileu (HPEG), em Belém, reforça a importância da categoria na promoção do cuidado humanizado e na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Composta por 184 enfermeiros e técnicos de enfermagem, a equipe representa cerca de 60% dos colaboradores da instituição, sendo considerada a espinha dorsal do atendimento hospitalar. 

Para Jaqueline Moreira de Castro, enfermeira que atua há dois anos na unidade do Governo do Pará, o cuidado com os pacientes vai além das técnicas. "Nos dedicamos, diariamente, a oferecer um cuidado acolhedor, humano e seguro, buscando levar conforto e esperança aos pacientes e seus familiares. A enfermagem é, acima de tudo, um ato de amor e empatia, é algo que se reflete em cada gesto, em cada escuta atenta que realizamos", explicou.

Jaqueline ressalta a relevância de acompanhar as mudanças e avanços tecnológicos e científicos na área da enfermagem, integrando-os ao seu dia a dia. Diante do aumento crescente da complexidade dos cuidados em saúde, ela enfatiza que o aprendizado contínuo é indispensável. "Estar em constante atualização não é apenas uma escolha, mas uma responsabilidade para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes," finaliza Jaqueline.

Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os profissionais da área respondem por até 70% do tempo direto de interação com o paciente dentro de um ambiente hospitalar, o que reforça ainda mais sua importância na jornada terapêutica.

Assistência Humanizada

Rui Hall Ferreira, de 27 anos, se envolveu em um acidente de motocicleta, e  parte do seu tratamento foi no HPEG. Para sua mãe, Sheila Cristine,  este período de incertezas, só foi amenizado, por meio de sua fé e com a ajuda da enfermagem.  

"Deus nos guiou até o hospital Galileu, onde ele passou por várias cirurgias e foi bem assistido por uma equipe de profissionais qualificados e dedicados na sua recuperação. Foi um momento muito difícil, pois devido ao trauma, ele ficou ansioso e com depressão. Mas Deus e a equipe nos ajudaram muito, os médicos, a enfermagem, só tenho a agradecer essa assistência", disse a acompanhante.

Rebeca Danielle Campelo, de 25 anos, é paciente do HPEG. A jovem sofreu um acidente de trânsito e precisou passar por cirurgias e realizar outros procedimentos para a recuperação de um problema em um dos braços.

"Fui agraciada por Deus, primeiramente, e segundo por toda a equipe do Hospital Galileu, que faz por mim e por milhares de outras pessoas que passam por aqui um excelente trabalho, humanizado e cheio de carinho e amor com os pacientes", frisou.

Dia a dia

No Hospital Galileu, a assistência humanizada não é apenas um conceito. É prática diária. Sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), e Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), a unidade entende que cuidar bem envolve corpo, mente e alma.

"A enfermagem é protagonista de um cuidado integral. Somos aqueles que estão ali nos momentos mais delicados da vida das pessoas. Ouvimos silêncios, acalmamos ansiedades e damos força quando tudo parece difícil", diz Yasmin Rendeiro, coordenadora de enfermagem.

Yasmin afirma que as atribuições da enfermagem vão muito além dos procedimentos. "É difícil colocar em palavras tudo que fazemos, porque o que realizamos vai além do que se pode medir. Cuidamos, orientamos, executamos procedimentos com precisão e, ao mesmo tempo, acolhemos olhares ansiosos, escutamos silêncios e transmitimos segurança", pontua Yasmin.

 Para a coordenadora, a 'Semana da Enfermagem' é muito mais que uma data no calendário. "É um momento simbólico de visibilidade. De lembrar a nós mesmos e ao mundo que, mesmo com os desafios, seguimos firmes, com paixão e propósito. Porque fazemos a diferença", disse.

 A profissional também destacou os esforços contínuos para valorizar e qualificar a equipe. "Investimos constantemente na capacitação dos nossos profissionais. Com treinamentos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente, criamos um ambiente onde todos podem crescer, aprender e oferecer cada vez mais segurança e qualidade no cuidado", enfatizou.

Perfil - A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HPEG está entre os melhores hospitais do Brasil, com índices de satisfação de quase 100% e certificação ONA nível 3, acreditado com excelência, em critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em administração.

Texto de Roberta Paraense