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Profissionais da rede pública de ensino têm formação de educação para estudantes surdos

Ação é uma oportunidade de atualização, troca de experiências e fortalecimento das práticas educacionais com profissionais de Escolas Bilíngues em Libras

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
14/05/2025 08h12

Professores do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participaram do “Encontro com os CAS 2025”, uma formação voltada para educadores que atuam com estudantes surdos. O evento foi realizado, na terça-feira (13), pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio da Divisão de Cooperação Técnica (DICTE), instituição vinculada ao Ministério da Educação. O próximo encontro será realizado no dia 12 de junho, de forma online.

A programação incluiu uma série de debates sobre os avanços e desafios da educação de pessoas surdas no Brasil, especialmente, após a promulgação da Lei nº 14.191/2021, que trata da educação bilíngue. Ao todo, serão realizados quatro encontros. Nesta primeira reunião, o tema abordado foi “Brincadeiras e Literatura na Educação de Surdos”.

“A programação foi de grande importância, com a participação de professores de diversas escolas da rede estadual e profissionais da educação de surdos. Discutiu-se o direito da criança surda ao acesso à literatura e brincadeiras inclusivas, fundamentais para sua inclusão. A formação foi enriquecedora e fez todos refletirem sobre suas práticas, inclusive com crianças ouvintes. Destaco também a parceria com a Secretaria Municipal de Belém, que está sendo extraordinário”, disse Mário Augusto, diretor de Diversidade e Inclusão da Seduc.

“Essas formações nos possibilitam conhecer tanto na teoria quanto na prática que podem contribuir para a nossa formação, permitindo-nos aplicar esse conhecimento na nossa prática pedagógica. Elas nos ajudam a romper com metodologias tradicionais e a aprimorar o uso de recursos inovadores e desafiadores, diante de uma sociedade cada vez mais exigente e tecnológica”, disse Alan Leonardo Oliveira Ferreira, professor na Escola Estadual José Alves Maia. 

A formação, que representa uma importante oportunidade de atualização, troca de experiências e fortalecimento das práticas educacionais voltadas para estudantes surdos, também contou com a participação de profissionais das Escolas Bilíngues em Libras, além dos profissionais do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes - CRIE, e da Secretaria Municipal de Educação de Belém. 

“Participar da programação de hoje (terça-feira) foi importante, pois destacou a colaboração entre Estado, Município, COEES e CRIE. Foi essencial entender o processo de alfabetização e o ensino de literatura para crianças surdas, as metodologias e as práticas envolvidas, além da abordagem dos cinco campos de experiência da BNCC. Compreendemos que a criança precisa de uma formação contínua e que o professor deve aprender metodologias para se conectar com o aluno surdo. A criança deve vivenciar histórias por meio de recursos imagéticos, bonecos e fantoches, para facilitar a aquisição da Língua de Sinais e do Português, iniciando desde a alfabetização”, enfatiza Marcos Lopes, coordenador do Centro de Referência e Inclusão Educacional da Semec de Belém.