Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
English Version

Projeto do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo beneficia famílias de recicladores em Belém

Paralelamente ao atendimento de urgência e emergência à população, a gestão do PS da Avenida Augusto Montenegro, que integra a rede estadual de saúde, desenvolve ações para preservar o planeta

Por Ascom (Governo do Pará)
13/05/2025 15h30

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, investe na disseminação da cultura de sustentabilidade, a fim de  contribuir com a preservação ambiental, por meio de ações desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade da instituição. Uma das iniciativas é a doação de materiais recicláveis descartados pelo hospital. No âmbito do Projeto "Reciclar é Cuidar do Meio Ambiente", plástico, papelão e papel branco são doados à Cooperativa de Catadores de Sólidos da Amazônia (Coopcresam), situada no bairro da Condor.

Atividade educativa com material reaproveitado no Setor de Pediatria
Atividade educativa com material reaproveitado no Setor de Pediatria
Foto: Divulgação

Na Cooperativa trabalham 12 famílias - cerca de 40 pessoas -, beneficiadas com as doações de materiais recicláveis. Entre o final de 2024 até abril de 2025 foram doados 3.850 quilos de materiais recicláveis à Coopcresam.

Impacto social - Para o presidente da Cooperativa, Davi dos Santos Cunha, é gratificante receber a doação e contribuir com a construção de um meio ambiente mais limpo e saudável, reduzindo a poluição e os riscos para a saúde das pessoas.

"Os resíduos que chegam na Cooperativa vão para um processo de separação, para que depois sejam encaminhados para a indústria, e possam gerar valor financeiro para cada família que aqui trabalha. A reciclagem é uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais sustentável, e a participação de cada habitante do planeta é fundamental para alcançar esse objetivo. Sabemos que estamos contribuindo com o planeta, e isso é muito gratificante porque aqui não somos só nós que somos ajudados, mas com a ajuda de parceiros, como vocês, estamos ajudando o nosso município, o nosso estado e o meio ambiente", reforçou Davi Cunha.

Materiais selecionados na Coopcresam para venda às indústrias que fazem o reaproveitamento
Materiais selecionados na Coopcresam para venda às indústrias que fazem o reaproveitamento
Foto: Divulgação

O Projeto "Reciclar é Cuidar do Meio Ambiente" contribui com a comunidade que trabalha na coleta, triagem, tratamento e comercialização de materiais recicláveis, e assegura a destinação correta dos materiais reaproveitáveis, reduzindo o impacto ambiental. A Comissão de Sustentabilidade, composta por quase 20 profissionais, de diversas áreas, busca despertar o interesse de todos que convivem no ambiente hospitalar para o reaproveitamento de materiais, como forma de contribuir com a saúde de todos.

Papel educativo - Um dos exemplos é o reuso dos papéis brancos, oriundos das funções administrativas. Esse material é reaproveitado em atividades promovidas pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), e pela Comissão de Sustentabilidade, como desenhos impressos em rascunhos, utilizados recentemente em abordagem educativa com as crianças da Pediatria.

Membros da Comissão de Sustentabilidade do Pronto-Socorro estadual
Membros da Comissão de Sustentabilidade do Pronto-Socorro estadual
Foto: Divulgação

O papel também foi utilizado na decoração das mesas do refeitório, em alusão ao Dia das Mães, com a confecção de flores. Os cartazes utilizados nas divulgações internas de eventos e campanhas que precisam ser visualizadas pelos profissionais também são impressos em papéis descartados.

A presidente da Comissão de Sustentabilidade, engenheira ambiental Rayane Pereira, informou que, no ambiente hospitalar, onde as pessoas são cuidadas todos os dias, os integrantes da Comissão se voluntariaram a cuidar também da saúde do planeta, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Com a nossa iniciativa de adotar a reciclagem e doar os materiais, damos um destino correto aos resíduos, gerando oportunidade, dignidade e transformação. Com isso, contribuímos com o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ao promover um ambiente mais saudável; com o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ao fortalecer o trabalho dos catadores; com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao incentivar práticas responsáveis no espaço urbano, e com o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ao reduzir o desperdício e estimular a economia circular. Sustentabilidade, aqui, também é um ato de cuidado com as pessoas e com o futuro", reiterou a presidente da Comissão.

Decoração feita com papel reciclável
Decoração feita com papel reciclável
Foto: Divulgação

Conscientização - Segundo o diretor-geral do Pronto-Socorro, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, no PSRM, grande produtor de materiais recicláveis, a atuação da Comissão de Sustentabilidade, com destaque para o Projeto "Reciclar é Cuidar do Meio Ambiente", é importante para a criação de consciência ambiental coletiva.

"Este tema tem contribuído com a criação da cultura da sustentabilidade no nosso hospital, e vem contribuindo com a sensibilização dos nossos funcionários, pacientes e acompanhantes, por meio de palestras e outras atividades que destacam a importância de reciclar e reutilizar materiais que poderiam poluir o meio ambiente. Com os processos de reciclagem dos materiais reaproveitáveis, os recursos naturais são economizados, há a diminuição da poluição e contribuição para um ciclo de produção mais eficiente. Além disso, a reciclagem diminui a quantidade de resíduos em aterros, reduzindo a poluição do solo, água e ar, por meio de uma destinação adequada e responsável. É muito importante que todos estejam envolvidos, que saibam da importância desse movimento para o bem do planeta e da saúde, não só ambiental, mas para a saúde das pessoas", destacou o gestor.

Foto: Divulgação

Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na Avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.

Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM