Cartas marcam ação especial de Natal no Hospital da Mulher do Pará
Iniciativa promoveu escuta, acolhimento e cuidado humanizado às pacientes internadas às vésperas do Natal
Às vésperas do Natal, pacientes internadas no Hospital da Mulher do Pará (HMPA) vivenciaram um momento especial de acolhimento e sensibilidade dentro da unidade de saúde. Nesta terça-feira (23), elas participaram de uma atividade simbólica em que escreveram cartas com mensagens de agradecimento, fé e esperança, ressignificando a vivência hospitalar em um período marcado pelo encontro umas com as outras e suas histórias.
A ação integra um projeto voltado à promoção da escuta e cuidado emocional, favorecendo o atendimento integral das pacientes. A iniciativa é organizada pela coordenação das equipes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do hospital, que utilizam datas comemorativas como oportunidade para criar espaços de troca de experiências, descontração e fortalecimento de vínculos.
Pensada especialmente para as pacientes que permanecerão internadas e longe de suas famílias durante o Natal, a atividade buscou minimizar sentimentos de saudade e solidão, reforçando o cuidado humanizado. “O Natal carrega um forte simbolismo afetivo. Ao escutarmos as demandas emocionais das pacientes nesse período, conseguimos oferecer um cuidado que vai além do tratamento clínico, dando um sentido diferente para as que estão internadas”, destacou a terapeuta Ocupacional Isabel Rodrigues.
Com diagnóstico de endometriose, mioma, adenomiose, a paciente Elizeth Wanzeller, de 46 anos, do município de Cametá, nordeste paraense, precisou de cirurgia. Agora ela se recupera do procedimento.
“Às vezes a gente precisa de palavras de conforto e o Natal que significa o nascimento de Jesus, o amor e a paz, que nos conecta com pessoas novas. Eu estava até meio tristinha, por ser o primeiro ano que vou passar longe da família, mas é importante cuidar da saúde primeiramente, né? Então, estou muito feliz, só tenho agradecer, primeiramente a Deus e à equipe, que me atendeu aqui super bem, e por esse momento que fizeram aqui, todos juntos, vocês estão de parabéns”, contou a paciente.
Terezinha de Nazaré, de 73 anos, do município de São Caetano de Odivelas, está internada para tratamento e também ficou emocionada. “Eu agradeço muito a Deus pelo dia de hoje, por estar aqui, porque tenho uma grande fé em Deus. Vou passar o Natal no hospital, mas estou grata por estar sendo bem cuidada por todos os profissionais que estão me acompanhando”, disse a senhora.
A iniciativa faz parte do compromisso do Hospital da Mulher do Pará com a humanização da assistência, reconhecendo que o cuidado em saúde também passa pelo afeto, pela escuta e pela valorização das experiências vividas pelas pacientes no ambiente hospitalar.
