Pronto-Socorro Estadual orienta sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis
Equipes da unidade de saúde da rede pública estadual também distribuíram preservativos para pacientes, acompanhantes e profissionais dos setores assistencial e administrativo
O Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), por meio do Núcleo Hospitalar Epidemiológico (NHE) e da Comissão de Humanização Hospitalar (CHH), contribuiu com a campanha Dezembro Vermelho, com ação no Pronto Atendimento Adulto, na tarde desta quarta-feira (23). O objetivo foi ampliar o conhecimento dos pacientes sobre HIV/Aids (vírus da Imunodeficiência Humana, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com orientações e distribuição de preservativos para pacientes, acompanhantes e profissionais de setores assistenciais e administrativo.
“O uso correto e consistente do preservativo em todas as relações sexuais é uma medida eficaz, acessível e fundamental para a proteção individual e coletiva, além de contribuir para a redução da transmissão dessas infecções”, informou a enfermeira supervisora do NHE, Rebecca Lobato, uma das responsáveis pelas abordagens.
O Núcleo de Epidemiologia Hospitalar é o setor responsável pela vigilância epidemiológica no ambiente hospitalar, atuando de forma estratégica na prevenção, detecção, investigação, monitoramento e controle de agravos e doenças de interesse em saúde pública.
Cuidado integral - A iniciativa também destacou a relevância da informação, do diagnóstico precoce, da prevenção contínua e do combate ao estigma e à discriminação, fortalecendo o compromisso da instituição com o cuidado integral e a educação em saúde.
Maria Eunice Santos, residente no Bairro 40 Horas, município de Ananindeua, participou da ação do Dezembro Vermelho na recepção do Pronto Atendimento Adulto, enquanto acompanhava sua mãe. “Eu achei que é muito relevante a disseminação dessas informações sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis nessa época, especialmente por ser um período de festividade, que as pessoas se expõem às ISTs. Importante que o hospital tenha essa preocupação com a prevenção, que reflete na saúde das pessoas. Sou agente de saúde e sei da importância de alertar e informar as pessoas sobre prevenção de doenças. Uma oportunidade muito boa. Parabéns pela iniciativa”, ressaltou Maria Eunice.
"Em todas as oportunidades que temos, exercemos o nosso papel social enquanto unidade de saúde, de disseminar informações sobre prevenção de doenças. Essa estratégia reduz o medo, aproxima as pessoas dos serviços de saúde e fortalece o cuidado coletivo. O 'Dezembro Vermelho' cumpre um papel essencial ao abrir esse diálogo, o enfrentamento do HIV, da Aids e das demais ISTs, reforçando o nosso compromisso com a vida", destacou o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros.
Serviço: Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM, localizado na Avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, às proximidades do Bengui, é um símbolo da reconfiguração da saúde pública no Pará, com atendimento de urgência e emergência clínicas na Região Metropolitana de Belém. Funciona 24 horas, atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo as minimamente invasivas, realizadas via videolaparoscopia.
