Em Belém, Guamá celebra entrega da Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Maranhão
A jornada integral proporciona mais recursos para o desenvolvimento do estudante, e também garante três refeições diárias (almoço e dois lanches)

A educação pública é uma agenda prioritária para o Governo do Pará que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem reforçado este compromisso com investimentos, programas e ações. Nesta quarta-feira (14), a comunidade do bairro do Guamá celebra a entrega da Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Maranhão, em Belém. Com esta nova unidade, a atual gestão estadual chega a marca de 170 unidades escolares entregues totalmente reconstruídas no território paraense.
Ao todo, foram investidos R$ 8,3 milhões, na obra da unidade que tem a capacidade de atender 400 estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental na modalidade de tempo integral. A Seduc compreende o ensino integral como um grande benefício para os estudantes, que podem ter maior qualidade de tempo para o compromisso com os estudos.
Para a diretora da escola, o momento é de gratidão pela valorização da comunidade escolar. “Esse momento representa uma grande conquista, não somente para mim, mas para todos os alunos, familiares, funcionários e para a comunidade. Eu sinto muito orgulho e gratidão pela reconstrução da nossa escola", disse Roberta Purcell.
"Como gestora, acompanhar de perto todo esse processo de transformação da escola e poder entregar um espaço mais confortável, modernizado e acolhedor para a nossa comunidade é muito gratificante”, acrescentou a diretora.
A gestora fez questão de dizer que a escola está impecável. “Hoje, temos uma escola com salas climatizadas, o que garante mais conforto para os alunos e professores, além de um laboratório de informática equipado, que amplia as possibilidades pedagógicas e capacita nossos estudantes para o mundo digital. Também ganhamos uma biblioteca renovada, para incentivar a leitura, a reflexão e o pensamento crítico. A escola mudou muito. O que antes não tínhamos, hoje temos com qualidade: um espaço que valoriza todos que convivem na escola, com infraestrutura adequada e ambientes que favorecem o ensino e a aprendizagem. É um recomeço na história da nossa escola. Sinto-me muito honrada em fazer parte de tudo isso”, destacou Roberta Purcell.
A Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Maranhão conta com 15 salas de aula; laboratório de ciências; sala de informática; sala de leitura; sala multimídia; Sala de Atendimento Especializado Educacional (AEE); quadra de esportes; auditório; salas da direção, vice-direção e professores; secretaria; arquivo; copa; depósito; refeitório; banheiros feminino, masculino, além de banheiro para Pessoas com Deficiência (PCDs).
De acordo com a estudante Dafne Souza, do 9º ano do ensino fundamental, a escola novinha dar um novo impulso. “Ver a escola desse jeito tão bonita aquece o coração de quem já está há muito tempo aqui esperando essa reconstrução. Isso nos dá a certeza de que persistir naquilo que muitos desistiram vale a pena. Eu acredito sim que isso nos incentiva nos estudos. É de grande satisfação estudar e aprender em um ambiente acolhedor e confortável. Ainda mais porque a escola é nossa segunda casa", compartilhou.
Já para o estudante Fábio Nicolas Maciel, também do 9º ano do ensino fundamental, o sentimento é de alegria. “Ver nossa escola novinha significa muito. É um sucesso porque essa escola já teve outras obras, mas essa reinauguração é uma conquista, nós merecemos muito. Eu acredito que a escola, do jeito que está, toda reformada, com salas de aula refrigeradas, sala de informática, biblioteca e sala de ciências… incentiva os alunos a estudarem ainda mais. Estamos todos muito felizes e precisamos cuidar da escola para mantê-la nova”, comentou.
A professora Sônia Silva destacou a importância da reconstrução para o aprendizado dos estudantes e trabalho do corpo docente. “É com grande alegria que compartilho minha experiência em relação à recente reforma da nossa escola. A reconstrução não apenas revitalizou o espaço físico, mas também trouxe uma nova energia e motivação para todos nós, educadores e alunos. Antes da reforma, enfrentávamos desafios diários com salas de aula desgastadas e infraestrutura inadequada, que muitas vezes dificultavam o aprendizado. Agora, com ambientes mais modernos e acolhedores, nossos alunos se sentem mais confortáveis e inspirados a aprender. As novas salas de aula são equipadas com tecnologia que facilita a interação e o engajamento, permitindo que as aulas sejam mais dinâmicas e atraentes”, frisou a educadora.
Ensino integral - As escolas estaduais de ensino integral mantêm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais ou 7 horas diárias e 35 horas semanais. A jornada integral proporciona mais recursos para o desenvolvimento do estudante, a fim de formar indivíduos autônomos, solidários e competentes. As escolas com jornada integral também garantem aos estudantes três refeições diárias (almoço e dois lanches).
Para 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 escolas com esse modelo pedagógico.
Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso a uma educação integral de qualidade. Com essa expansão, o Pará consolida um modelo de educação que busca equidade e excelência, garantindo que mais estudantes tenham acesso a uma formação educacional integral que prioriza diversas áreas do conhecimento e o desenvolvimento humano.