Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ideflor-Bio promove educação ambiental a assistidos pela Apae em São Geraldo do Araguaia

A iniciativa destacou a importância da inclusão social nas políticas públicas e reforçou o papel da educação ambiental como ferramenta de cidadania

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
09/05/2025 16h09

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) realizou ação de educação ambiental voltada aos assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Geraldo do Araguaia, município do sudeste paraense. A iniciativa, promovida pela Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), em parceria com o Escritório Regional de Carajás, destacou a importância da inclusão social nas políticas públicas ambientais e reforçou o papel da educação ambiental como ferramenta de cidadania.

Durante a atividade, os participantes foram envolvidos em dinâmicas lúdicas e educativas sobre temas como preservação da natureza, valorização da fauna e flora locais, e responsabilidade ambiental. Todo o conteúdo foi adaptado pela equipe técnica do Ideflor-Bio para garantir acessibilidade e compreensão, respeitando as especificidades do público atendido pela Apae.

Entre os momentos mais significativos, estiveram oficinas práticas de plantio de mudas nativas e visitas a áreas de conservação, proporcionando uma experiência concreta de contato com a natureza. O incentivo à conexão com o meio ambiente, por meio do plantio de mudas,  manipulação de sementes e contato com a natureza, buscou promover a consciência ambiental entre os participantes.

O engenheiro agrônomo e técnico em Gestão Ambiental do Ideflor-Bio, Emmanuel Carrolo, desenvolveu a atividade, e ressaltou que “as crianças são fundamentais para o futuro do planeta! Envolvê-las na educação ambiental ajuda a desenvolver hábitos sustentáveis desde cedo e o amor pela natureza”.

Os participantes também receberam materiais educativos, produzidos com linguagem simplificada e recursos visuais, favorecendo a assimilação do conteúdo.

Os visitantes conheceram a diversidade da fauna e flora da região

Além disso, eles visitaram o Memorial Fotográfico da Serra das Andorinhas. O espaço tem entre seus objetivos promover a conservação e a divulgação das riquezas naturais da região. Com um vasto acervo de imagens, o local destaca a diversidade da fauna e flora locais, além de atrativos turísticos, como cachoeiras, cavernas e mirantes. As fotos registram também as comunidades, que vivem às proximidades do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, o que proporciona uma visão abrangente das belezas naturais e culturais da região.

Compromisso - A atividade promoveu inclusão e protagonismo para pessoas com deficiência (PcD) nas ações de educação ambiental, criando espaços de escuta e participação ativa. Além do conhecimento adquirido, o encontro foi marcado por momentos de integração e valorização da diversidade.

A ação reafirma o compromisso do Ideflor-Bio com uma educação ambiental mais ampla, que alcance todos os segmentos da sociedade. Iniciativas como essa reforçam que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, e que todos têm um papel a desempenhar nesse processo.

Para a gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-Bio, Laís Mercedes, a verdadeira educação ambiental "é aquela que inclui, respeita e valoriza cada pessoa em sua singularidade. Levar esse conhecimento aos assistidos da Apae é uma forma de garantir que todos participem ativamente da construção de um futuro mais sustentável e justo para todos”.