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Em abril, Hospital Regional do Marajó supera meta de procedimentos cirúrgicos

Mais de 440 cirurgias foram realizadas, a partir de medidas que aumentaram a produtividade e reforçaram a segurança dos procedimentos

Por Ascom (Governo do Pará)
07/05/2025 18h03

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, reestruturou o fluxo interno dos centros cirúrgicos, promovendo maior integração entre equipes médicas e de enfermagem. A estratégia de gestão resultou em aumento da produtividade e reforço na segurança dos procedimentos, permitindo ao Hospital ultrapassar a meta contratual de 355 cirurgias e realizar 446, quase 100 a mais que o previsto no mês de abril.

Entre as ações, destacam-se o reordenamento dos horários cirúrgicos conforme as rotinas médicas, o acolhimento ampliado ao corpo clínico e à equipe de enfermagem, e o aumento do giro de leitos por meio de estratégias internas da gestão hospitalar. Além disso, a instituição reforçou o apoio contínuo da alta gestão às demandas cirúrgicas, priorizando resolutividade e a redução de cancelamentos, o que contribuiu diretamente para o número recorde de cirurgias realizadas.

“Com o reordenamento dos horários prioritários de cada especialidade médica e o acolhimento ampliado feito às equipes a partir dos direcionamentos da diretora Executiva, Jusciely Machado, ampliamos a nossa capacidade operacional, o que proporcionou o aumento da produtividade, sem comprometer a taxa de infecção hospitalar e com zelo sinérgico aos protocolos de atendimento ao paciente, que foram ainda mais valorizados por toda a equipe. Aumentamos o giro de leito a partir do compromisso do corpo clínico, reduzimos a média de permanência e avançamos na ampliação do acesso à saúde para o Marajó II”, ressalta o médico Marcello Ferreira, diretor Técnico do HRPM.

Ele acrescenta que, com as medidas implementadas, a fila interna para cirurgias de vesícula (colecistectomia), a maior demanda atual, reduziu de novembro para agosto. “Esperamos reduzir ainda mais, contando com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e das equipes multiprofissionais da nossa unidade hospitalar”, acrescenta o gestor.

Segurança - Maria Iza Gonçalves, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), explica que, para garantir a segurança assistencial, cada paciente é direcionado conforme um fluxo específico que considera a natureza do procedimento (eletivo ou de urgência), com documentação, exames e avaliações pré-anestésicas organizadas previamente. Barreiras de segurança são aplicadas em todas as etapas, como checklists, treinamentos e monitoramento contínuo pela equipe de enfermagem, incluindo ações na UTI, no centro cirúrgico e no pós-operatório.

“Esses protocolos atuam de forma integrada, garantindo um cuidado completo. Mesmo em procedimentos ortopédicos, o Hospital avalia riscos adicionais, como quedas e lesões por pressão, com escalas e medidas específicas. A identificação do paciente é rigorosamente conferida em todos os momentos, e a profilaxia cirúrgica é acompanhada de perto pela equipe de controle de infecção”, informa Maria Iza Gonçalves.

O HRPM intensificou as estratégias de controle de infecção para pacientes cirúrgicos, com ênfase na segurança do novo fluxo do centro cirúrgico. O enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Higor Tostes, destaca que, entre as ações, estão a busca ativa de pacientes com maior risco de infecção, vigilância em egressos, controle da antibioticoprofilaxia, validação dos processos de esterilização e discussão de casos com a equipe médica.

“Medidas recentes incluem o reforço do banho pré-operatório para cirurgias eletivas no mesmo dia e o rastreamento de pacientes com suspeita de infecção prévia, garantindo mais eficácia nos cuidados”, acrescenta Higor Tostes.

Aprovação - Um dos usuários satisfeitos com os serviços é Gilmar Machado dos Santos, 35 anos, que realizou procedimento cirúrgico. Ele comenta que percebeu a humanização no acolhimento e responsabilidade dos profissionais, que o trataram bem em todo o processo. “Os profissionais dão toda a atenção para os pacientes. Me senti seguro, pois o Hospital possui profissionais preparados para prestar o atendimento. Indicaria os serviços, ainda mais por ser um atendimento gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com profissionais excelentes”, garante o trabalhador rural.

Entre os meses de janeiro e abril de 2025, o Regional do Marajó promoveu 1.523 procedimentos cirúrgicos.

O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital presta assistência de média e alta complexidade no sudoeste marajoara, e está localizado na Avenida Rio Branco, n.º 1.266, no centro de Breves. Mais informações: (91) 3783 2140 /3783 2127.

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM