Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Estado implanta programa de Supervisão Militar em escola do município de Pacajá

Iniciativa já contemplou os municípios de Altamira, Breu Branco, Novo Repartimento Tucuruí, Tailândia, Belém, Benevides, Abaetetuba, entre outros

Por Giovanna Abreu (SECOM)
23/12/2025 11h14

A Escola Municipal 10 de Maio, no município de Pacajá, foi contemplada com o Programa Supervisão Militar Educacional (PSUME), desenvolvido pela Polícia Militar do Pará (PMPA) em parceria com a Prefeitura Municipal. A iniciativa já contemplou os municípios de Altamira, Breu Branco, Novo Repartimento Tucuruí, Tailândia, Belém, Benevides, Abaetetuba, Canaã dos Carajás e Marabá. 

“O programa é uma medida policial com características disciplinares focada nas relações interpessoais e na formação do caráter, por meio de ações conjuntas com a direção da escola, respeitando o projeto pedagógico e as características de cada município, afirma o coronel Hélio Moraes, coordenador do Programa Supervisão Militar Educacional da PMPA. .

Ele acrescenta: "As  atividades de segurança e educativas são realizadas no ambiente escolar a partir de  conteúdos inter e multidisciplinares através de métodos progressistas, tecnicistas e de domínio critico, que valorizam o respeito, o civismo, os direitos humanos, a ética e a convivência social".

"É um trabalho preventivo que tem como resultados o aumento nos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), diminuição de ocorrências internas nas escolas e grande aceitação dos pais”, afirma o coronel Hélio Moraes.

A unidade, com supervisão militar, atenderá, inicialmente, estudantes do 6º ao 9º ano, com oferta de ensino em tempo integral para cerca de 700 alunos da rede pública. A implantação do modelo de Escola Cívico-Militar faz parte do planejamento para ampliar as oportunidades educacionais e oferecer um ambiente de ensino mais seguro, estruturado e participativo.

O secretário de Educação de Pacajá, Mark Jonny Silva, explica que a implantação do PSUME no município foi realizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica e a escolha da escola se deu pela localização em bairro de maior vulnerabilidade social. “É muito importante alinharmos o processo de ensino-aprendizagem com a disciplina e organização dos militares, trazendo melhorias em nossos índices educacionais. Estamos na expectativa de que nossa escola se torne referência em ensino aprendizagem de qualidade para a região”, assegura. 

Além da implantação da segurança externa e interna nas unidades de ensino contempladas, os policiais que atuam no PSUME, aprovados no Curso de Supervisão Militar, também executam ações pedagógicas, com palestras educativas, instruções e atividades físicas para a comunidade escolar. O programa busca prevenir a violência e a criminalidade nos colégios, a partir da promoção da cultura de paz, da cidadania e dos direitos humanos.