Estado implanta programa de Supervisão Militar em escola do município de Pacajá
Iniciativa já contemplou os municípios de Altamira, Breu Branco, Novo Repartimento Tucuruí, Tailândia, Belém, Benevides, Abaetetuba, entre outros
A Escola Municipal 10 de Maio, no município de Pacajá, foi contemplada com o Programa Supervisão Militar Educacional (PSUME), desenvolvido pela Polícia Militar do Pará (PMPA) em parceria com a Prefeitura Municipal. A iniciativa já contemplou os municípios de Altamira, Breu Branco, Novo Repartimento Tucuruí, Tailândia, Belém, Benevides, Abaetetuba, Canaã dos Carajás e Marabá.
“O programa é uma medida policial com características disciplinares focada nas relações interpessoais e na formação do caráter, por meio de ações conjuntas com a direção da escola, respeitando o projeto pedagógico e as características de cada município, afirma o coronel Hélio Moraes, coordenador do Programa Supervisão Militar Educacional da PMPA. .
Ele acrescenta: "As atividades de segurança e educativas são realizadas no ambiente escolar a partir de conteúdos inter e multidisciplinares através de métodos progressistas, tecnicistas e de domínio critico, que valorizam o respeito, o civismo, os direitos humanos, a ética e a convivência social".
"É um trabalho preventivo que tem como resultados o aumento nos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), diminuição de ocorrências internas nas escolas e grande aceitação dos pais”, afirma o coronel Hélio Moraes.
A unidade, com supervisão militar, atenderá, inicialmente, estudantes do 6º ao 9º ano, com oferta de ensino em tempo integral para cerca de 700 alunos da rede pública. A implantação do modelo de Escola Cívico-Militar faz parte do planejamento para ampliar as oportunidades educacionais e oferecer um ambiente de ensino mais seguro, estruturado e participativo.
O secretário de Educação de Pacajá, Mark Jonny Silva, explica que a implantação do PSUME no município foi realizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica e a escolha da escola se deu pela localização em bairro de maior vulnerabilidade social. “É muito importante alinharmos o processo de ensino-aprendizagem com a disciplina e organização dos militares, trazendo melhorias em nossos índices educacionais. Estamos na expectativa de que nossa escola se torne referência em ensino aprendizagem de qualidade para a região”, assegura.
Além da implantação da segurança externa e interna nas unidades de ensino contempladas, os policiais que atuam no PSUME, aprovados no Curso de Supervisão Militar, também executam ações pedagógicas, com palestras educativas, instruções e atividades físicas para a comunidade escolar. O programa busca prevenir a violência e a criminalidade nos colégios, a partir da promoção da cultura de paz, da cidadania e dos direitos humanos.
