Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em Barretos (SP), governador visita o maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina

Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual verificou oportunidades de aplicação da experiência, já presente em outros estados do país, também no Pará

Por Igor Nascimento (SEMAS)
29/04/2025 15h30

O governador do Estado, Helder Barbalho, visitou nesta terça-feira (29) o Hospital de Amor, o maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina, localizado em Barretos (SP). Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual verificou oportunidades de aplicação da experiência, já presente em outros estados do país, também no Pará. 

O governador visitou o IRCAD América Latina, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente, e o Hospital de Amor Infantojuvenil, centro de referência no tratamento oncológico na América Latina. 

O governador comentou sobre o objetivo da visita e sobre o que a sociedade paraense pode esperar. “Primeiro, este é um grande exemplo da saúde pública em todo o Brasil, fruto de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), de recursos de doações privadas, e aqui temos o que há de mais moderno e o que há de mais acolhedor para cuidar das pessoas e a nossa intenção, ao vir aqui é, primeiro, conhecer e segundo poder convidar, para que a experiência aplicada aqui possa também estar a serviço do Pará, para que nós possamos, apresentando a nossa rede de saúde, visualizar no território paraense a oportunidade de viver essa experiência e, acima de tudo, ofertar qualidade no serviço público de saúde aos paraenses”, informou Helder Barbalho. 

Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, disse que a visita foi muito proveitosa e afirmou estar contente e com expectativas de uma parceria para a presença do hospital no Pará. 

“Eu quero mostrar a alegria que eu tô e a alegria pelo povo do Pará e o povo do sul do Pará que é muito solidário com o Hospital de Amor, que entende a ajuda. A vinda do governador aqui é uma esperança da gente construir um projeto juntos, podendo tratar o povo do Pará, dentro do Pará, e acho daqui ele saiu com essa impressão, de que essa parceria pode existir e que nós possamos juntos construir um projeto que vai dar chances de oferecer prevenção, diagnóstico precoce de qualidade, igual qualquer serviço privado de qualquer parte do mundo. Eu acho que o ganho foi muito grande hoje para todos nós e, principalmente, para o povo do Pará”, afirmou Prata. 

Hospital de Amor - Fundado em 1962 como Hospital São Judas Tadeu, teve sua transformação iniciada em 1967 com a criação da Fundação Pio XII, que passou a administrar o hospital, redirecionando seu foco exclusivamente para o tratamento de câncer. Sua missão, de acordo com a administração, é “oferecer atendimento médico humanizado e de excelência para pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde”. 

Atualmente, possui mais de 200 mil metros quadrados de infraestrutura avançada dedicada ao tratamento oncológico. O complexo inclui unidades especializadas em radioterapia, quimioterapia, transplante de medula óssea pediátrico, além de alojamentos e casas de apoio para pacientes e suas famílias. O hospital conta com mais de 5.300 colaboradores e está presente em 19 Estados do país, com unidades de prevenção, e em 5 Estados com unidades de tratamento. 

O Hospital de Amor também conta com um programa de prevenção do câncer, por meio do qual são realizados procedimentos como exames de mamografia, papanicolau e outros. De acordo com o ranking Scimago Institutions Rankings, a instituição é líder em pesquisa na área da saúde na América Latina, com um dos maiores bancos de tumores da região e centros de pesquisa em oncologia molecular.  

Em 2024, o hospital realizou mais de 2 milhões atendimentos, entre consultas, procedimentos e exames, mais de 250 mil quimioterapias, totalmente gratuitas, para pacientes do SUS, e atendeu 2.540 municípios, ou seja, 45,6% das cidades do país, de forma 100% gratuita.

A visita contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) Francisco Melo “Chicão”, dos deputados estaduais Torrinho Torres e Thiago Araújo, do deputado federal Henderson Pinto e dos prefeitos de Dom Eliseu, Silon Gama, e de Paragominas, Sidney Rosa. O secretário adjunto de Saúde Pública do Pará, Sipriano Ferraz, também acompanhou a visita.