Estudantes de Santa Izabel apresentam trabalhos em feira tecnológica
Com o tema “Tecnologia e sustentabilidade: repensando o presente, transformando o futuro”, a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Albertina Leitão, de Santa Izabel do Pará, faz nesta quarta-feira (16) a Feira Científica, Cultural e Tecnológica, na perspectiva de fazer com que o aluno reflita e pense sobre os problemas ocorridos no mundo de forma crítica, responsável e consciente sobre o desenvolvimento tecnológico e os problemas ambientais pelos quais a humanidade passa.
Os estudantes divulgaram no evento o resultado das pesquisas, estudos e atividades resultantes dos projetos que estão sendo executados. “Mostramos para as pessoas como a tecnologia evoluiu e como está diretamente ligada ao desenvolvimento da humanidade, dando uma visão geral de tecnologia e também de meio ambiente”, disse o aluno Marcos Vinicius Araujo, do curso técnico de informática.
Os estudantes expuseram os trabalhos de acordo com três eixos: no primeiro eles se preocuparam em mostrar ações voltadas ao meio ambiente, como uma maquete sobre aterro sanitário, composteira caseira, piscicultura, produção de hortaliças, resíduos sólidos, compostagem e reaproveitamento da água da chuva. No segundo eixo, eles abordaram o desenvolvimento tecnológico, falando sobre redes sociais como ferramenta pedagógica e o impacto da informática no trabalho.
Também foram apresentados projetos de pesquisa como o do sabão ecológico, desenvolvido a partir da reutilização do óleo de cozinha, assim como a produção de essências, licor de frutas, queijo e iogurte. Segundo a diretora da escola, Maria Elzanira Silva, os estudantes expõem os trabalhos que integram as práticas curriculares dos cursos técnicos oferecidos. “É a culminância de todas as atividades desenvolvidas pelos alunos juntamente com os professores, com a participação da comunidade escolar, que tem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na escola”, destacou.