Prodepa reúne gestores de TI do Estado em evento de tecnologia
Gestores de Tecnologia da Informação de diversos órgãos estaduais participaram nesta quarta-feira, 16, da primeira “Manhã Tecnológica”, realizada no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). A primeira edição do evento teve o objetivo de apresentar aos gestores de TI as novas redes de fibra óptica do Governo do Estado.
O presidente da Prodepa, Theo Pires, abriu sua explanação informando aos presentes que a Prodepa assinou um acordo de cooperação com a Telebras, Ministério das Comunicações e Ministério do Planejamento e apresentou o projeto “Xingu Conectado” ao Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu), entidade que representa comunidades afetadas pela obra da hidrelétrica de Belo Monte e que dispõe de uma série de recursos a serem aplicados em compensações para essas populações, a partir do levantamento de necessidades específicas. “O projeto de implantação de rede de fibra óptica para atender aos municípios do entorno da obra foi apresentado ao comitê técnico e aprovado pelo pleno do PDRS Xingu, ainda com recursos de 2015, e deve iniciar até o final do ano. Serão aproximadamente 10 milhões de reais para ativar a fibra óptica do governo do Estado”, revelou Theo.
A rede será operada em parceria com a Telebras em municípios onde hoje o Governo do Estado ainda não chegou. Em torno do rio Xingu, na área da Transamazônica, a Prodepa conta hoje com link de comunicação nos municípios de Pacajá, Altamira e Uruará. A partir desse projeto, o governo terá circuitos de comunicação também em fibra óptica nos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Placas e Vitória do Xingu. “Serão seis municípios atendidos, sendo cinco em fibra óptica e um de rádio. A expectativa é que no ano que vem possamos apresentar projetos adicionais para mais dois municípios afetados pela obra: Gurupá e Porto de Moz”, afirmou o presidente da Prodepa.
Também já foi aberta a ordem de serviço para o lançamento de fibra óptica pelo governo do Estado para atender Abaetetuba, Barcarena, Castanhal, vindo de Santa Maria; e em seguida deve ser aberta ordem de serviço para atender também com fibra ótica Eldorado do Carajás, com link vindo de Marabá. Com isso, até julho de 2016 serão nove municípios novos, além dos três que hoje já são atendidos e a Região Metropolitana de Belém, ligados através de fibra, possibilitando o tráfego de informação a velocidade da luz e na banda e demanda que os órgãos precisarem.
Para Theo, é importante que o Governo do Estado aproveite essa infraestrutura que está disponível para aprimorar os serviços e produtos ofertados à população. Pois cada vez mais as secretarias disponibilizam serviços na internet ou têm sistemas que rodam baseados em tráfego de informação. “Se nós precisamos de tráfego, de banda de informação rápida, é imprescindível contarmos com link de fibra óptica. E nos últimos anos a Prodepa vem trabalhando nisso, alinhada à expectativa de que cada vez mais os órgãos vão precisar desse circuitos estáveis e com capacidade de banda suficiente para rodar os sistemas corporativos e prestar um bom serviço à sociedade”, concluiu.
Os benefícios das redes de fibra óptica foram compartilhados por alguns dos órgãos participantes do evento. “Nós já utilizamos fibra em algumas localidades. A fibra é muito mais confiável que o rádio, que apresenta muito mais problemas. Em termo de performance esse tipo de rede é infinitamente melhor, não tem nem o que comparar”, atestou Anderson Souza, analista de sistemas da Ministério Público do Pará.
Em seguida, Luciano Lourenço, especialista em soluções da Microsoft, apresentou o Windows 10, que entre as suas funcionalidades traz o Microsoft Edge, navegador que permite escrever ou digitar anotações diretamente em páginas da Web e compartilhar com outras pessoas. O novo sistema operacional também vem com aplicativos nativos, como mapas, fotos, e-mail, calendário, música, filmes e programas de TV, que usam o OneDrive para fazer backup de suas informações e sincronizá-las perfeitamente nos dispositivos Windows 10. “O novo sistema vai poder rodar em todos os dispositivos, o que significa dizer que o usuário terá a mesma experiência e as mesmas funções em qualquer dispositivo que ele se conectar”, informou Luciano.