Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação Cultural do Pará promove a XI Semana do Quadrinho Nacional com integração ao Circuito Amazônico de Quadrinhos

O evento é direcionado para quadrinistas, fãs de HQs e curiosos que queiram conhecer mais sobre o universo dos quadrinhos e o que é produzido na região Norte

Por Helena Saria (FCP)
15/04/2025 14h28

A Fundação Cultural do Pará promove, entre os dias 24 e 26 de abril, a XI Semana do Quadrinho Nacional, um dos mais importantes eventos de valorização da produção de quadrinhos na região Norte. Com entrada gratuita, a programação esse ano será dividida entre a Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, e o Núcleo de Oficinas Curro Velho, localizado no bairro do Telégrafo, em Belém. O evento promete reunir artistas, leitores e entusiastas da nona arte em uma grande celebração da cultura geek amazônica.

A Semana do Quadrinho Nacional que antes era realizada na primeira semana de janeiro para coincidir com o dia nacional do quadrinho (30 de janeiro), este ano ocorre em abril e terá uma importância ainda maior ao integrar o Circuito Amazônico de Quadrinhos, uma iniciativa inédita que conecta eventos de HQs nas cidades de Belém, Manaus, Macapá, Boa Vista e Palmas. 

O projeto busca fortalecer a produção local, promover visibilidade para artistas da Amazônia e criar novos caminhos de circulação para os quadrinistas, também incentivando a presença de autores de outras regiões do país. "Esse ano a programação chega a sua XI edição, se consolidando como um evento regular aqui na Fundação Cultural do Pará. O objetivo principal desse evento é valorizar e dar visibilidade para o trabalho autoral dos artistas amazônicos. Eu espero que essa proposta de evento cresça cada vez mais para destacar os nossos talentos regionais", detalha Andrei Miralha, servidor da FCP, quadrinista e um dos organizadores do evento.

Neste ano além de quadrinistas paraenses, a semana do quadrinho nacional recebe também artistas convidados de todo Brasil como a Ilustra Lu, artista nordestina conhecida por sua premiada webcomic "Arlindo" que foi ganhador no CCXP Award na categoria de melhor quadrinho; Hugo Canuto, ilustrador e quadrinista, criador da série de quadrinhos “Conto Dos Orixás” - finalista do prêmio jabuti em 2020 -, e a manauara Sâmela Hidalgo, editora de quadrinhos, idealizadora do projeto "Norte em Quadrinhos" e co-organizadora da semana do quadrinho nacional.

Com atividades espalhadas ao longo de três dias, das 10h às 19h, o evento oferecerá ao público uma programação variada e envolvente, incluindo exposições, oficinas, painéis, workshops, masterclasses, desafios, lançamentos de HQs, sessões de autógrafos, feira de quadrinhos e o aguardado Beco dos Artistas, que contará com a participação de quadrinistas e coletivos que se inscreveram previamente e que irão expor e comercializar suas obras autorais na XI semana do quadrinho. O grande objetivo do Beco dos Artistas é fazer a ponte entre criadores e consumidores de arte geek.

Quadrinista paraense, Gidalti Jr

O ilustrador e quadrinista paraense Gidalti Jr, ganhador do prêmio Jabuti em 2017 pelo romance gráfico "Castanha do Pará", atualmente vive em São Paulo, mas faz questão de marcar presença todos os anos na Semana do Quadrinho Nacional realizada pela FCP. "O festival da semana do quadrinho nacional em Belém é um dos meus favoritos, para mim é muito importante estar presente, pois meu trabalho gira em torno de Belém e da região norte. Então eu vivo nessa ponte aérea entre São Paulo e Belém, e fico muito feliz que Belém está estabelecida como um grande centro no circuito nacional de quadrinhos. É muito importante termos eventos específicos de quadrinhos como esse promovido pela Fundação Cultural do Pará. Para mim é uma honra participar e contribuir para que Belém se consolide cada vez mais como uma capital do quadrinho nesse Brasilzão", destaca.

História do evento. Criada em 2015 pela Fundação Cultural do Pará, a Semana do Quadrinho Nacional nasceu para estender as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional – celebrado em 30 de janeiro, data da publicação do primeiro quadrinho brasileiro, “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, de Ângelo Agostini, em 1869.

Em Belém, as comemorações começaram ainda em 1992, com atividades organizadas pelo grupo Ponto de Fuga na Casa da Linguagem. Desde então, o evento evoluiu e passou a ser promovido com regularidade em parceria com diversos órgãos de cultura, até se consolidar como um evento oficial da FCP. A Semana tem como missão destacar a produção nacional e paraense de quadrinhos, reconhecendo a linguagem das HQs como expressão artística e cultural. Por meio de ações educativas e interativas, o evento busca incentivar a leitura, fomentar a produção autoral e promover o encontro entre criadores e público.

Serviço:

Período: 24 a 26/04, das 10h às 19h  
Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna (Centur) e Núcleo de Oficinas Curro Velho (Telégrafo)
Atividades: Oficinas, feira de HQs, debates e lançamentos com artistas nacionais  
Entrada franca