Cohab atende com Cheque Moradia rapaz que ficou paraplégico em Icoaraci
Ricardo Wellington Barbosa, 25 anos, ficou paraplégico após ter sido vítima de bala perdida na porta de casa, no bairro da Agulha, em Icoaraci, em dezembro de 2013. Passou mais de um mês internado no Hospital Metropolitano e hoje precisa de cuidados especiais. Ele mora em uma casa de madeira com a mãe, Maria Amélia Barbosa Ribeiro, mas precisa de um local mais adequado, adaptado para suas atuais necessidades. O caso dele foi divulgado pela imprensa na última terça-feira (15), graças ao trabalho de um grupo de pessoas, denominado "Mais amor por favor", que se dedica a ajudar famílias carentes.
O grupo de ajuda, que tem à frente Eva Jacinta de Sá Anderson, conseguiu mobilizar a imprensa e divulgar o caso até nas redes sociais. Depois disso, várias doações chegaram à casa de Ricardo, como fraldas, cestas de alimentos, cadeira de rodas, medicamentos, entre outros.
Nesta quinta-feira (17), a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) esteve na casa de Ricardo. Um técnico da companhia fez o levantamento das informações necessárias para que uma nova moradia seja construída totalmente adaptada, já que a atual, de madeira, com apenas um cômodo, está bastante deteriorada e não apresenta as mínimas condições de habitabilidade. Ricardo será contemplado com o Cheque Moradia. Ele, inclusive, faz parte do público prioritário de atendimento do programa habitacional do governo do Estado. O Decreto Estadual n° 173, de 29 de agosto de 2011, prioriza o atendimento a pessoas com deficiência.
Segundo a mãe de Ricardo, a família sobrevive dos recursos do Bolsa Família e do benefício que ele recebe por ser deficiente, e não teria condições de pagar a mão de obra, já que o recurso do Cheque Moradia é para compra de material de construção. O grupo que está ajudando a família já conseguiu garantir um mestre de obra, pedreiros e um local alugado para abrigá-los até a conclusão do novo lar, todo adaptado.
"Estou muito alegre, porque poderei agora dar uma melhor condição de vida ao meu filho, com essa ajuda que estamos recebendo", disse Maria Amélia, que nesta sexta-feira (18) estará na sede da Cohab para a entrevista social e apresentação da documentação necessária para formalização do processo de emissão do Cheque Moradia. A Cohab prevê que em uma semana o benefício seja emitido e entregue à família do rapaz.