Seplad inicia as oficinas de monitoramento quadrimestral do Plano Plurianual 2024-2027
Serão realizadas 14 oficinas presenciais, subdivididas conforme os programas do referido plano, envolvendo mais de 60 órgãos executores

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) iniciou hoje (07), a primeira oficina de monitoramento quadrimestral do PPA 2024-2027, referente ao primeiro semestre de 2025. Ao todo, serão realizadas 14 oficinas presenciais, subdivididas conforme os programas do referido plano, envolvendo mais de 60 órgãos executores.
“Hoje começamos com o programa de Infraestrutura e Logística. Esses momentos são extremamente ricos e necessários. O principal objetivo é justamente proporcionar um espaço de diálogo entre a Seplad e os órgãos executores, a fim de verificar o andamento das ações e dos programas. Além disso, buscamos identificar eventuais necessidades de parcerias e cooperações, bem como compreender melhor os gargalos e entraves que, por vezes, dificultam a implementação do que foi planejado”, explica Socorro Castro, diretora de Planejamento Estratégico da Seplad.
Durante as oficinas, os participantes atuarão sob uma abordagem analítica e colaborativa, com foco tanto na avaliação dos programas executados em 2024 quanto na preparação para o próximo ciclo. A iniciativa utilizará os dados registrados no sistema oficial de monitoramento e avaliação, o Sigplan, como base para examinar os resultados alcançados no último ano. A partir dessa análise, será possível refletir sobre a eficácia das ações implementadas, extrair aprendizados relevantes e identificar oportunidades de aprimoramento nos processos de planejamento e execução para 2025.

“Entendo que esta oficina facilitará a articulação entre os órgãos, sendo uma oportunidade para compreendermos o que está dando certo, o que está dando errado, e repensarmos os rumos. Essa reunião é extremamente positiva”, afirmou Valéria Lucene, servidora da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon).
As oficinas seguem até o dia 22 de abril, com uma programação extensa que inclui debates sobre direitos socioassistenciais, educação superior, infraestrutura e logística, esporte e lazer, saúde, segurança pública, meio ambiente, cidadania, justiça, direitos humanos, entre outros temas.
“Essas oficinas são interessantes porque nos permitem demonstrar de forma clara e transparente o que fazemos para a sociedade. Nossa atividade envolve o gás natural, que não é algo palpável, não é um objeto visível, e a população em geral não tem um conhecimento aprofundado sobre isso. Traduzir essa atividade para uma linguagem acessível ao público é maravilhoso, e está sendo muito gratificante participar das oficinas”, declara Denilze Araújo, técnica da Companhia de Gás Natural do Pará.
O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento do Governo e busca o desenvolvimento aliado à sustentabilidade, inclusão social e o crescimento econômico, sendo estruturado por programas e ações que tem como objetivo transformar a realidade do Estado nos próximos anos.

Cronograma das Oficinas
07/04: Infraestrutura e logística/ Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
08/04: Direitos Socioassistenciais/ Trabalho, emprego e renda
09/04: Saúde
10/04: Cidadania, Justiça e Direitos Humanos/ Governança Pública
11/04: Segurança Pública e Defesa Social/ Cultura, esporte e lazer
14/04: Educação básica e profissional
15/04: Economia Sustentável/ Gestão Socioambiental
22/04: Educação Superior/ Ciência, tecnologia e Inovação