Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAZÔNIA LEGAL

Secretários de Meio Ambiente reforçam debate sobre desmatamento

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/09/2015 13h29

Discutir e revisar governança, metas e sistemas para aperfeiçoar o desempenho de atuação dos governos estaduais estão entre as propostas da reunião entre os Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que se encerra nesta sexta-feira, 18, em Cuiabá. O Pará está representado pelo Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Thales Belo.

Thales fez uma apresentação do avanço do Pará nos últimos anos, mostrando o uso de novas tecnologias para conter o desmatamento no Pará, a exemplo do Mapa de Navegação (que permite visualizar, espacialmente, propriedades onde existem planos de manejo), Sisflora 2 (que vai monitorar árvores com uso de chips), implantação de análise integrada e unificada de processos de licenciamento dentro do órgão ambiental, entre outras ações de gestão.

A coordenadora do Núcleo de Inteligência, Beatriz Silveira, e a corregedora Ambiental, Rosângela Wanzeller, detalharam sobre a integração dos estados em operações de inteligência. O diretor de Geotecnologias, Vicente Sousa, também levou contribuições sobre bases de Cadastro Ambiental Rural.

Secretários dos outros oito estados da Amazônia Legal, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso, também estão fazendo suas apresentações nesse encontro, iniciado na quinta-feira, 17. Eles vão poder alinhar as políticas de monitoramento ao desmatamento e da degradação ambiental, combate às queimadas e implementação da regularização ambiental.

Além disso, os nove estados reunidos pretendem ajustar os Planos de Prevenção e Combate do Desmatamento da Amazônia Legal (PPCDAm) e de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ). O diferencial desse encontro é promover, entre suas ações de gestão ambiental, a inclusão social. Ainda participa dessas discussões o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Deusdará Filho, trazendo informações sobre os estágios de desenvolvimento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e implantação de projetos importantes em municípios que integram os biomas Amazônia e Cerrado.

Outros assuntos discutidos foram o Programa de Regularização Ambiental (PRA), Cotas de Reserva Ambiental (CRA), migração dos sistemas, regras de compensação, interpretação legal, projetos de apoio ao CAR e PRA, legislações estaduais e conceitos.