Famílias de Marabá recebem benefício habitacional do Estado
Município celebra 112 anos neste sábado (5) e recebe benefícios habitacionais além de um pacote de obras entregues pelo governador, Helder Barbalho e vice-governadora, Hana Gahassan

O município de Marabá, no sudeste paraense, celebra neste sábado (5), 112 anos. E, em agenda na região, o governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora, Hana Ghassan, entregaram benefícios do "Sua Casa", às famílias marabaenses, e um pacote de obras executadas pelo governo estadual.

"Estamos muito felizes de hoje no aniversário de Marabá estar entregando a Policlínica, o Natea e ainda benefício habitacional para as famílias que mais precisam", destacou o governador.
O diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, esteve presente na ação e destacou como o "Sua Casa" vai ajudar a vida dos beneficiados, principalmente as Pessoas com Deficiência (PCD). "Hoje Marabá completa mais um ano de fundação. Esta cidade que, com certeza, acolheu muita gente do de todos os estados do nosso país e hoje estamos aqui com o governador do Pará, para entregar os benefícios do 'Sua Casa' às pessoas que necessitam, assim como o cheque 'Bora Estudar', aos estudantes e acima de tudo, para dar mais dignidade na moradia destas famílias", disse Manoel Pioneiro, diretor-presidente da Cohab.

O "Sua Casa" consiste em um benefício habitacional que pode chegar até R$ 21 mil, destinado a famílias para construção, reforma, ampliação ou adaptação da unidade habitacional. O benefício é utilizado para a compra de material de construção e do pagamento da mão de obra do pedreiro. O foco do programa é garantir melhores condições de habitabilidade para quem mais precisa.

É o caso da idosa Wilza Clélia Fragas Carvalho, que tem uma família PCD, e detalha que sua moradia está com graves problemas no telhado. "O telhado está todo quebrado, e nessa época de chuva passamos muito sufoco, mas com esse cheque vou poder construir um telhado novo e mais um 'quartinho' para minha casa, que é muito apertada", disse a idosa.

A diarista Luzia de Paiva, conta que por conta dos cuidados especiais com filho autista não tem conseguido trabalhar e que o benefício chega em um hora muito boa. "A minha casa no momento está com dois cômodos e nós todos dormimos num quarto só. Então esse cheque é uma bênção, porque eu vou conseguir fazer o outro cômodo para eles ter um conforto melhor", disse a mãe.