Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
197 ANOS

Concerto integra a programação de aniversário da Polícia Militar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/09/2015 13h43

A noite deste domingo, 20, teve boa música para o público que compareceu ao Teatro Maria Silvya Nunes na Estação das Docas para assitir ao Concerto Alusivo ao Dia da Polícia Militar, evento que faz parte da programação em comemoração aos 197 anos da corporação. Comandado pela Banda de Música da PM do Pará, que foi criada há 161 anos e é a segunda unidade mais antiga do Pará, o Concerto apresentou obras de Strauss, Ernest Gold, Bach, Verdi, Schubert, Franz von Suppé, Manuel Alves Leite, Tchaikovsky, Isidoro de Catro e Beethoven.

Fundada em 29 de dezembro de 1853, a Banda de Música da PM herdou a tradição trazida ao Brasil pela familia real e de alguma forma participou de momentos decisivos da História, como a Guerra do Paraguai e a Campanha de Canudos. Está presente na sociedade paraense, atuando por meio da realização de concertos eruditos ou populares, bem como de projetos sociais, pedagógicos, culturais ou religiosos, incentivando o gosto pela música e ampliando a cultura geral dos integrantes da corporação e de seus familiares.

Para o comandante geral da PMPA, coronel Roberto Campos, o concerto é um presente para a própria corporação, pois permite a integração entre a polícia, seus oficiais e praças e a população, em uma ocasião marcada pela celebração. "Acompanhamos o nascimento de muitos municípios no Estado. Vimos vilas se transformando em distritos e depois se emancipando. E a história da corporação muitas vezes se confunde com a do próprio Estado. A banda de música da PM é uma das tropas mais antigas e sua fundação se baseia em uma premissa que defendemos, de que a cultura também faz parte do crescimento do ser humano. Poucas instituições na região amazônica conseguem chegar a 200 anos, e a PM está conquistando esse mérito com qualidade e responsabilidade, sobretudo com o bem estar da população, que é nossa maior parceira", destacou o coronel.

Entre as obras executadas na cerimônia do domingo está "Dobrado Saudade de Minha Terra", tido durante muito tempo como de autoria desconhecida, e que graças à pesquisa de Vicente Salles foi identificada como sendo uma composição de Isidoro de Castro, natural do município de Vigia de Nazaré.

"Finale", do compositor alemão Ludwig van Beethoven, um dos mais respeitados e influentes de todos os tempos, encerrou a exibição. Escrita na primeira década do século XIX, é uma das composições mais conhecidas da música erudita, já tendo inclusive sido gravada em versão para disco music, como parte da trilha sonora do filme 'Os Embalos de Sábado à Noite'.

A plateia composta de oficiais, praças e convidados, acompanhou a programação atenta. "O concerto foi muito bem executado, a banda estava muito harmoniosa. Exaltou ainda mais a imagem da PM e aumentou nosso orgulho em fazer parte da corporação, mostrando um pouco da história e da evolução das nossas tropas. De fato, foi uma festa muito bonita", destacou Rômulo Alberto, aluno soldado.

O coronel Samuel Campos, regente da banda, destacou que a escolha do repertório foi baseada na história do grupo. "Decidimos fazer um retrospecto dos nossos repertórios, desde os anos 80. Fazia algum tempo que a banda não se apresentava, agora voltamos a participar de eventos. É o pontapé inicial para novos desafios. Fico muito feliz em reger essa que é uma banda centenária. Foi uma noite especial para todos nós e acredito que agradou também o público", declarou. Na volta para o tradicional bis, a banda executou o hino do Estado do Pará.