Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional do Tapajós orienta sobre cuidados alimentares no Carnaval

Nutricionista alerta para a importância da hidratação e alimentação equilibrada, a fim de evitar doenças e desgaste físico

Por Governo do Pará (SECOM)
28/02/2025 12h25

O Carnaval é um período marcado por programações intensas. A fim de prevenir excessos, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste paraense, alerta os foliões sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada e hidratação adequada, especialmente devido ao denominado "inverno amazônico", caracterizado por altas temperaturas e umidade elevada.

A nutricionista clínica Cristhianny Almeida destaca que a combinação de muitas calorias e atividades físicas prolongadas pode aumentar o risco de desidratação e desgaste físico. “É fundamental que os foliões mantenham uma ingestão regular de líquidos, priorizando água, sucos naturais e água de coco, para recuperar os eletrólitos perdidos com a transpiração”, orienta a especialista.

Além da hidratação, Cristhianny Almeida enfatiza a necessidade de uma alimentação leve e balanceada. “Optar por refeições ricas em carboidratos complexos, como arroz integral, batata-doce e pães integrais, fornece a energia necessária para os dias de festa. Incluir proteínas magras, frango grelhado e peixes, auxilia na recuperação muscular”, informa. Ela também alerta para o consumo moderado de alimentos gordurosos e fritos, que podem dificultar a digestão e causar desconforto.

Cuidado com o álcool - Durante o período carnavalesco é comum o consumo de bebidas alcoólicas, por isso a nutricionista aconselha que "o álcool pode levar à desidratação, portanto é recomendado intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água, e nunca ingerir álcool em jejum, para evitar quadros de hipoglicemia e mal-estar".

A nutricionista também ressalta os cuidados na escolha dos alimentos consumidos fora de casa. “Prefira estabelecer boas práticas de higiene e evitar alimentos expostos ao sol por longos períodos, pois podem estar contaminados e causar intoxicações alimentares”, acrescenta.

O diretor-geral do Hospital Regional do Tapajós, Jefferson Barbosa, destaca que "nossa equipe de nutricionistas realiza, diariamente, uma média de 200 atendimentos, oferecendo suporte especializado no tratamento de diversas doenças. Estamos focados em fornecer um acompanhamento nutricional adequado, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes internados na unidade".

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRT pertence ao Governo do Pará, e tem 153 leitos, incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal.

Texto: Sammya Ferreira - Ascom/HRT