Hospital Jean Bitar adota energia solar e reduz custos em cerca de 40%
Desde novembro de 2024 o HJB utiliza energia gerada em fazendas solares, gerada por painéis fotovoltaicos
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, deu um passo importante rumo à eficiência energética e ao fortalecimento de práticas sustentáveis. Ao adotar o uso de energia solar em novembro de 2024, a instituição reduziu em quase 40% a conta de energia elétrica, além de diminuir significativamente a emissão de gases de efeito estufa. A unidade integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A energia solar utilizada pelo HJB é gerada em fazendas solares administradas pela concessionária, por meio de painéis fotovoltaicos. Essa energia é injetada na rede da distribuidora local e, posteriormente, chega à unidade de saúde.

O mecânico Jorge Luiz, 43 anos, morador do município de Vigia de Nazaré, a mais de 100 km de Belém, enquanto aguardava atendimento para a esposa, que trata a tireoide no HJB, aprovou a iniciativa e disse que também faz sua parte para preservar o meio ambiente. “Na oficina onde trabalho nós separamos latas de óleo e caixas de papelão, e o pessoal da reciclagem recolhe. E essa adesão que o Hospital fez é muito boa. Eu já conhecia essa modalidade de energia, pois ajudei o meu sogro que mora na praia a colocar placa solar na casa dele. Se cada um fizer a sua parte, viveremos em um mundo melhor", contou.
Benefícios - Além da expressiva economia financeira, a energia solar proporciona outras vantagens:
- Redução da emissão de dióxido de carbono (CO₂), contribuindo para o combate ao aquecimento global;
- Menor impacto ambiental, ao substituir fontes energéticas poluentes, e
- Certificação internacional Renewable Energy Certificate (I-REC), garantindo a origem da energia limpa, também conhecida como energia verde.
A mudança consolida uma gestão mais eficiente dos recursos, permitindo que as economias geradas sejam direcionadas para melhorias no atendimento aos usuários. O investimento em sustentabilidade reforça o compromisso do HJB com soluções inovadoras, aliando modernização, economia e responsabilidade ambiental.

Para a gerente Assistencial do "Jean Bitar", Alexandra do Carmo, a adoção da energia solar representa um avanço estratégico, unindo sustentabilidade e gestão eficiente de recursos. “Além da expressiva redução de custos operacionais, essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a responsabilidade ambiental, que agrega a inovação no setor público de saúde. Estamos investindo em soluções que não apenas modernizam a infraestrutura hospitalar, mas também garantem benefícios diretos para a sociedade, contribuindo para um futuro mais sustentável", disse a gestora hospitalar.
Serviço: O Hospital Jean Bitar presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.
Texto: Marcelo Zeno - Ascom/HJB