Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Professora da Rede Estadual está entre os 15 finalistas do Prêmio LED

Cristiane Caetano teve a oportunidade de compartilhar sua iniciativa com especialistas em uma live nesta quinta-feira (27)

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
27/02/2025 19h29

O projeto “Leitura em Movimento”, desenvolvido pela professora da Rede Estadual, Cristiane Caetano, que atua no Domingos Acatauassu Nunes, está entre os 15 finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação, e também é Embaixadora da iniciativa. A premiação é promovida pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, em reconhecimento às melhores práticas de inovação em educação no Brasil. Nesta quinta-feira (27), a professora participou de uma live com a produção do Prêmio, para apresentar a iniciativa a um júri com notório conhecimento no campo da educação e a integrantes da equipe do programa. 

O projeto surgiu em 2017, idealizado pela professora Cristiane Caetano, que, ao perceber a necessidade de incentivar a leitura entre seus alunos, começou a contar histórias para as crianças. Com o tempo, notou o aumento do interesse dos pequenos e passou a integrar a leitura de forma mais constante em suas atividades. Esse momento marcou o início do projeto, que, aos poucos, fez com que as crianças passassem a ler e compartilhar suas próprias histórias com a professora, gerando um ciclo de aprendizado e participação.

“Este é um projeto que tem baixo custo pois o principal elemento para fazer o projeto funcionar é o amor. Porque assim, com leitura, com conversa, a gente vai transformando vidas. E o local onde a gente desenvolve esse trabalho são escolas periféricas da cidade. Então a gente abarca pessoas que teoricamente não têm muitas outras oportunidades. E a gente foi escrevendo esse trabalho e grandes resultados. Trabalhamos em inclusão, não só social, mas as pessoas com deficiência, através da educação. Então isso para a gente é mudar vidas e a essência dele é essa, é procurar mudar a realidade dos envolvidos através da educação”, conta a professora. 

Cristiane contou que, se for ganhadora, pretende investir em estrutura para o projeto avançar mais. “Nós vamos fazer a escuta da comunidade, para usar o valor recebido e investir em estrutura, para que o projeto possa continuar, como computador, materiais de trabalho, de pintura, porque tudo isso faz parte do leitura em movimentos”, conta. 

Para a estudante Yasmin Kawasaki, da Escola Estadual D. Pedro II,  é um orgulho fazer parte deste projeto. “Para mim é muito gratificante, e um orgulho muito grande ver a proporção que o projeto ganhou e ver o esforço da professora Cristiane, bem como o empenho dela para transformar o projeto. Hoje, estamos ajudando outras crianças em uma outra escola e incentivando eles”, disse a estudante. 

Leitura em Movimento - O projeto começou para possibilitar que os estudantes fizessem releituras de obras literárias. Mas, com os resultados, o projeto se tornou uma competição de leitura que estimula e desenvolve o aprendizado dentro da escola. Cada estudante é responsável pelo próprio ranking, feito após a conclusão da leitura da obra com o auxílio da professora responsável. Ao final do ano letivo, os melhores e maiores leitores são premiados com medalhas em uma cerimônia.

Sobre a premiação - O Prêmio LED 2025 chega em sua etapa decisiva: estão definidos os 15 finalistas da disputa, aprovados após nova avaliação do comitê técnico. Foram selecionados cinco nomes em cada uma das três categorias: educadores inovadores, estudantes inovadores e empreendedores/organizações inovadoras. Os 15 finalistas terão de apresentar suas iniciativas a um júri com notório conhecimento no campo da educação e a integrantes da equipe do programa Especial LED. 

Os vencedores serão conhecidos em um programa especial na TV Globo em abril de 2025. Ao final, serão dois vencedores por categoria. Cada um receberá um prêmio de R$ 200 mil para fortalecer suas práticas, além de ganhar visibilidade nos canais e plataformas Globo e ter acesso a uma rede de compartilhamento de aprendizados e conhecimentos promovida pela Comunidade do Movimento LED - Luz na Educação.