Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo discute medidas de segurança contra mototáxis clandestinos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/09/2015 18h47

O governo do Estado vai adotar nas próximas semanas um conjunto de medidas de segurança contra atos criminosos envolvendo mototaxistas clandestinos. Esse foi o resultado de reunião ocorrida na tarde de quinta-feira (24), na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da qual participaram, entre outras autoridades, o titular da pasta, Jeannot Jansen, a secretária Extraordinária de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene, o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, e o diretor operacional do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Walter Aragão.

Dentre os representantes das entidades ligadas à atividade esteve presente o presidente da Federação de Mototaxistas do Pará, Raimundo Nonato Alves. Segundo a federação, o Pará tem 22 mil mototaxistas regularizados. Em Belém são 1.650 oficializados pela prefeitura, e em Ananindeua perto de 800 estão legalizados. Uma pauta de reivindicações foi apresentada pelos mototaxistas durante a reunião. O principal pedido é a fiscalização direcionada à atividade clandestina.

“Existem pessoas atuando como mototaxistas clandestinos, que usam a atividade irregular para praticar crimes. Além disso, há motos que ficam muito tempo sem placa. Precisamos de operações específicas para combater a criminalidade ligada àqueles irregulares que insistem em atuar”, disse Nonato Alves.

Jeannot Jansen destacou que ações da Segup têm como objetivo inibir a criminalidade. “A motocicleta passou a ser uma ferramenta para o crime. O objetivo das forças de segurança é evitar a criminalidade. Sabemos que nosso efetivo ainda não é o ideal, mas vamos continuar atuando com inteligência”, disse, informando que as polícias Civil e Militar, Detran e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vão traçar estratégias para coibir a clandestinidade e ajustar administrativamente as regras relacionadas à atividade.

Segundo o Comando de Policiamento da Capital da PM, de janeiro a 15 de setembro deste ano, 600 motocicletas irregulares foram apreendidas em operações de fiscalização. Dentre as medidas sugeridas estão o maior uso do serviço 181 – Disque Denúncia, o recadastramento de mototaxistas e a troca de informações entre a categoria e as forças de segurança. As solicitações feitas pela categoria serão analisadas pela direção do Detran.